Imagem Principal
Imagem
Niterói bate o recorde de calor no verão com 42,2°
Cidade continuará com calor excessivo nesta terça e na capital 3 mil pessoas precisaram de atendimento médico
Niterói bate o recorde de calor no verão com 42,2°
Foto do autor Leonardo Brito Leonardo Brito
Por: Leonardo Brito Data da Publicação: 17 de fevereiro de 2025FacebookTwitterInstagram
Crédito: Agência Brasil

As ondas de calor estão cada vez mais fortes e ainda não é a hora de temperaturas mais amenas. Dados do Instituto Nacional de Metereologia (INMET)    mostram que Niterói atingiu seu recorde de calor neste verão com 42,2°.  Além da cidade, Marambaia, no Rio com 41,3°, Duque de Caxias com 40,3º, Seropédica: 41,1º, Macaé: 38,2º e Silva Jardim: 42º, superaram o limite do calor.

E a previsão para esta terça (18) é de mais calor em Niterói: A temperatura mínima prevista pela plataforma Climatempo é de 27 graus e a máxima chega a 40°. Haja água e protetor solar.

Em São Gonçalo a mesma coisa: Sol com muitas nuvens. Temperatura mínima de 26° e a máxima é de 39°. Em Maricá a mínima chega a 28° e a máxima a 37° e no município de Rio Bonito os termômetros chegam a 21° a mínima e a máxima de 38°.


Na capital a situação chegou a um nível extremo: O município do Rio atingiu pela primeira vez nesta segunda-feira o Nível de Calor 4, quando há registro de 40º a 44º com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.

 

Calor / Agência Brasil 


Só em janeiro, 3 mil pessoas foram atendidas na rede de saúde municipal por causa do calor. Dados da Secretaria de saúde da capital mostraram que um aumento de pessoas procurando as emergências com problemas relacionados ao calor, principalmente desidratação e descompensação de doenças crônicas. A maior preocupação é com idosos e crianças porque eles têm menos sensação de sede e é importante as mães estarem atentas à desidratação das crianças.

Todos os 92 municípios do estado do Rio estão sob alerta de excesso de calor extremo até a próxima quinta-feira (20). O comunicado foi emitido pela Secretaria de Estado de Saúde. Só no último fim de semana, foram 17 atendimentos nas UPAs estaduais relacionados às altas temperaturas.

Relacionadas