Imagem Principal
Imagem
Niterói atua na limpeza e conservação dos rios da cidade
Só nos últimos três meses, mais de 12 mil metros de resíduos sólidos foram drenados pela Prefeitura
Niterói atua na limpeza e conservação dos rios da cidade
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 17 de abril de 2024FacebookTwitterInstagram
Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Niterói
Imagem destacada

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), vem realizando uma intensiva operação de limpeza nos rios e canais urbanos espalhados por toda o município. 

A TRIBUNA apurou com exclusividade que só nos últimos três primeiros meses do ano, a Prefeitura drenou mais de 12 mil metros de resíduos sólidos nos cursos de água natural da cidade. A iniciativa, que acontece diariamente, tem como principal estratégia de mitigar os impactos das chuvas, prevenir enchentes e garantir a fluidez das águas.

Durante as operações de limpeza, as equipes frequentemente se deparam com obstáculos como sofás e cadeiras, além de uma grande quantidade de lixo doméstico e entulho. O lixo descartado indevidamente nos rios e canais contribui para os problemas de drenagem urbana.

74 mil metros de rede limpa por todos os rios da cidade

No ano passado, a Prefeitura realizou a limpeza de mais de 74 mil metros de rede, 5 mil caixas ralo e quase 30 mil metros de rios e canais.

O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos de Niterói, Ricardo Lanzelotti, falou sobre a importância da iniciativa para a cidade. “É crucial que todos façam sua parte na conservação dos nossos rios, adotando práticas corretas de descarte de lixo. A limpeza urbana é uma responsabilidade compartilhada que beneficia a todos, reduz o risco de enchentes e promove um ambiente mais saudável e seguro”, destacou.

Capital conta com um programa pioneiro na conservação dos rios

Foto: Divulgação/ SMAC

No outro lado da ponte, a cidade do Rio de Janeiro conta com um programa referência na limpeza e conservação dos rios e canais urbanos da cidade. 

Existente desde 2001, o programa Guardiões dos Rios, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, conta com 141 frentes, sendo 60 bairros atendidos, abrangendo todas as áreas de planejamento (AP) do município do Rio de Janeiro. 

São aproximadamente 150 km de extensão atendidos pelo programa, que conta com seis pessoas em cada equipe de trabalho.

Atualmente, o programa trabalha com outras extensões, onde os colaboradores atuam na limpeza dos manguezais e ralos da cidade.

Relacionadas