Bagueira recebe o navio mais bonito do mundo hoje (21)
Paulo Bagueira subirá à bordo para dar boas vindas aos tripulantes do navio italiano Amerigo Vespucci, na tarde deste sábado. O navio vai passar junto ao MAC antes de seguir para o Pier do Rio
Bagueira recebe o navio mais bonito do mundo hoje (21)
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 20 de Outubro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação

Na tarde deste sábado (22), o público poderá contemplar o navio mais bonito do mundo nas imediações do Museu de Arte Contemporânea. Em homenagem aos 450 anos da cidade, a nau italiana Americo Vespucci (Américo Vespúcio) vai passar por Niterói, antes de seguir para o Pier Mauá, no Rio. A caravela brasileira Cisne Branco também estará acompanhando a embarcação europeia. O vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, vai subir a bordo para saudar os navegantes italianos. Uma exposição de fotos vai ser inaugurada no Edifício Touring, Zona Portuária do Rio, com detalhes do Amerigo Vespucci.

Com entrada gratuita, a mostra celebrará a passagem da histórica embarcação italiana pelo litoral carioca. La più bella del mondo (a mais bela do mundo) promete reunir cerca de 40 fotografias, assinadas pelos fotógrafos italianos Maki Galimberti e Massino Sestini, que durante dois anos fotografaram o icônico navio da Marinha italiana.

As imagens permitem ao público apreciar os detalhes arquitetônicos que fazem jus ao título de “mais belo do mundo”. O Vespucci ostenta casco preto e branco, com vigias que lembram as baterias de canhões das embarcações do século XIX, e tem frisos de proa e arabescos de popa em ouro puro, velas em lona, cordas em material vegetal e madeiras super brilhantes. Na proa, leva a imagem do explorador marítimo italiano que lhe empresta o nome, Américo Vespúcio, um dos mais lendários desbravadores do mar.

Em seu interior, a exposição conta com guarda elegantes móveis de madeira do século XX. Além disso, o local também conta com a Sala do Conselho, utilizada como sala de recepção, talhada em nogueira e mogno. Já em seu longo corredor, é exibido os Crests, emblemas em forma de escudo trocados com as autoridades dos portos onde o Vespucci atracou ao longo de nove décadas de navegação.

O Américo Vespúcio é um navio-escola que está dando a volta ao mundo e ficará de 22 a 25 de outubro no Porto do Rio de Janeiro.

Quem são os fotógrafos?

MASSIMO SESTINI é vencedor do World Press Photo 2015, na secção Notícias Gerais. Trabalhou com as revistas mais prestigiadas do mundo, da Time ao Le Monde. Colaborador de instituições militares italianas, fotografou o Vespucci a partir de posições e situações privilegiadas, como de helicópteros e aviões da Marinha Militar Italiana.

MAKI GALIMBERTI é um dos fotógrafos mais populares do mercado editorial italiano. Seu portfólio inclui estrelas de cinema, de Tony Servillo a Fiorello, mas também celebridades de todos os setores, do esporte à literatura. As suas fotografias da tripulação do Navio Escola Amerigo Vespucci realçam o seu papel e ao mesmo tempo a torna forte e vulnerável: em suma, muito humanos e, acima de tudo, fascinantes.

Navio terá visitação gratuita:

Também neste domingo, o navio chegará ao Rio e estará aberto para a visitação do público carioca, que poderá conhecer todas as curiosidades e funcionalidades do navio de mais de 100 metros de comprimento, 21 de largura e 28 de altura. Antes disso, a embarcação passará por Niterói, por meio da Baía de Guanabara.

“Depois da primeira etapa em Fortaleza, é um prazer e uma honra poder proporcionar ao público brasileiro, no Rio de Janeiro, essa experiência memorável, fruto de um projeto idealizado pelos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores italianos, com o apoio local da Embaixada da Itália e de toda a rede diplomática. Tenho certeza que o navio Vespucci, com sua majestade, graça e elegância atemporal hipnotizará qualquer pessoa que o venha a contemplar. Esta iniciativa representa mais um testemunho da relevância do intercâmbio cultural, tecnológico e científico entre Itália e Brasil”, disse o Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese.

Sobre o Navio Amerigo Vespucci

Construído em 1930, o navio Amerigo Vespucci é a unidade mais longeva a serviço da Marinha Militar da Itália e atua como navio-escola desde 6 de junho de 1931. Com o lema “Não quem começa, mas quem persevera”, o veleiro que fica alocado no porto La Spezia, realiza todos os anos atividades de formação de alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italiano.

De 1931 a 2022, realizou 86 Campanhas de Instrução a alunos da 1a Turma da Academia Naval, das quais 45 foram no Norte da Europa, 26 no Mediterrâneo, 4 no Atlântico Leste, 8 na América do Norte, 1 na América do Sul e 2 no contexto da única circunavegação do globo, realizada entre maio de 2002 e setembro de 2003.

As campanhas educativas que são realizadas no período de verão têm uma duração média de três meses e atingem majoritariamente portos estrangeiros. Durante as viagens, são ensinadas aos alunos a bordo as regras básicas da vida no mar, englobando conhecimentos de marinharia, condução da unidade (incluindo o uso do sextante para a realização do navio de ponta), operação do motor e equipamentos auxiliares, gestão de questões logísticas, administrativas e sanitárias. Com esse objetivo, além da atividade prática, são organizadas conferências e aulas ministradas pelos tripulantes e pesquisadores locais.

Vale lembrar que a tripulação é composta por 264 militares, sendo 15 oficiais, 30 suboficiais, 34 sargentos e 185 cabos e marinheiros.

“O navio mais bonito do mundo”

O Vespucci ganhou o título de navio mais bonito do mundo em 1962, ao cruzar com o porta-aviões norte-americano USS Independence no Mar Mediterrâneo. É regra de navegação que as embarcações maiores têm preferência sobre as menores e, portanto, naquele evento histórico o porta-aviões dos Estados Unidos acendeu o farol e seu comandante ordenou que o veleiro se identificasse. “Navio de treinamento da Marinha Italiana, Amerigo Vespucci”, se apresentou o pequeno, ao que o comandante norte-americano respondeu: “você é o navio mais bonito do mundo”.

Desde então, em respeito à sua beleza e, também, à sua longevidade, todo gigante do mar que encontra o inconfundível Amerigo Vespucci nos mares de todo o mundo reduz a potência de seus motores, abrindo mão de sua prioridade na navegação, e soam três toques de sirene em saudação ao charmoso veleiro italiano.

Vale lembrar que tanto a exposição quanto a v ficará até o dia 12 de novembro, com entrada gratuita e com realização no Edifício Touring, próximo a Praça Mauá, na zona portuária do Rio.

Relacionadas