Assinante
Entrar
Cadastre-se
O bicheiro José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, morreu nesta quarta-feira (22), aos 95 anos, no Rio de Janeiro. A morte foi confirmada por um de seus filhos. Segundo amigos da família, ele passou mal e foi levado a um hospital, mas, após ser liberado e retornar para casa, veio a falecer. A causa exata da morte ainda não foi divulgada.
Piruinha, considerado o mais velho da antiga cúpula do jogo do bicho no Rio, começou sua trajetória como motorista de lotação nos anos 1950, antes de ingressar na contravenção. Ele passou a gerenciar bancas de apostas nas regiões de Piedade, Abolição e Inhaúma, onde exerceu grande influência. A partir da década de 1970, com a divisão territorial entre banqueiros do jogo, passou a controlar áreas como Madureira, Cascadura e Maria da Graça.
Em 1993, Piruinha foi condenado pela juíza Denise Frossard, junto a outros 13 banqueiros, por formação de quadrilha. Recebeu pena de seis anos, posteriormente reduzida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Após recursos, foi solto em menos de cinco anos.
No ano passado, Piruinha foi julgado e absolvido pela acusação de ser mandante da morte do comerciante Natalino José do Nascimento Espínola. Anteriormente, havia cumprido dois anos de prisão, sendo liberado para prisão domiciliar após sofrer uma queda na cadeia. No fim de 2023, foi internado com pancreatite.
A idade do contraventor sempre gerou controvérsias. Enquanto sua certidão aponta 1930 como ano de nascimento, familiares afirmam que ele nasceu em 1929, mas só foi registrado no ano seguinte. Piruinha, no entanto, sempre comemorou seu aniversário em 19 de junho.
Piruinha se tornou nacionalmente conhecido após participar da série documental Vale o Escrito, do Globoplay, onde relatou sua trajetória com orgulho. “Eu vivo de jogo há 80 anos, desde moleque. Já fui jornaleiro, engraxate e motorista. Tudo que tenho, devo ao jogo”, declarou na produção.
O corpo de Piruinha será velado nesta quinta-feira (23), das 12h às 15h, no Clube Sambola, em Piedade, Zona Norte do Rio. O sepultamento ocorrerá às 16h, no Cemitério de Inhaúma.