Assinante
Vai ser sepultado às 13 horas deste domingo, no cemitério Parque da Colina, o corpo do português Antônio Azevedo Alves, 82, conhecido como "Seu Antonio do Cafubá. O velório será aberto às 11 horas.
A morte de Seu Antonio comoveu os niteroienses, principalmente os que tem vínculos afetivos com a cidade.
Ele morreu, na manhã deste sábado.
Empreendedor, que celebrizou-se como autor do melhor bacalhau de Niterói, veio da região de Trás os Montes, em Portugal, e desembarcou na Praça Mauá, no Rio, em 1958.
Ousado, seus negócios culinários em Niterói começaram com uma pequena quitanda à frente e uma pensão aos fundos.
Além da fama gastronômica, o restaurante Seu Antônio era um ponto de encontro de quadros políticos do estado, especialmente os ligados ao brizolismo e ao PDT histórico, tendo à frente Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Jorge Roberto Silveira e João Sampaio.
Luto oficial
O prefeito Axel Grael (PDT) se pronunciou sobre a morte, nas redes sociais:
"Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do amigo querido Seu Antônio. Essa primeira imagem foi a última foto que fizemos juntos, ao lado da Dona Shirley e do amigo Chiquinho Aguiar.
Todo mundo o conhecia pelo tradicional restaurante, grande nome da gastronomia de Niterói, no Cafubá, mas talvez poucos tiveram a oportunidade de conviver com essa pessoa querida que ele foi. E eu tive essa oportunidade.
Seu Antonio seguirá nos inspirando, com sua história de vida de luta! Veio de Portugal e começou a fazer pão na região do Cafubá. Com muita dedicação e esforço, se destacou com o restaurante na Região Oceânica que vive cheio. E após a abertura do túnel Charitas-Cafubá, o local passou a receber pessoas de outros municípios e o Seu Antonio sempre relatava sua alegria por isso.
Vou decretar luto oficial em Niterói em reconhecimento ao seu legado. E a rua do restaurante passará a se chamar Rua Seu Antônio.
Minha solidariedade e carinho à Dona Shirley e toda a família do Seu Antônio, que sempre me recebiam com muito carinho. Seu Antônio seguirá nos inspirando. Trabalhista histórico da nossa cidade! Seu Antonio, presente!".
Com pesar, recebo a notícia do falecimento na manhã de hoje do amigo Seu Antonio, dono do restaurante que leva seu nome e figura muito querida por todos nós niteroienses. Conheci Seu Antonio no início da minha carreira política, ele como um aguerrido e participativo militante pedetista. Seu restaurante era um ponto de encontro dos notaveis do PDT e da boa política de Niterói. Minha solidariedade aos familiares e inúmeros amigos", disse o vice-prefeito Paulo Bagueira (Solidariedade).
O secretário Executivo da Prefeitura de Niterói e ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) também se pronunciou:
"Hoje faleceu uma das pessoas mais queridas que conheci. O Seu Antônio, trabalhista histórico de Niterói, era um homem do bem e sempre nos recebia com muita simpatia. Seu Antônio era dono do tradicional restaurante no Cafubá, que lotava todos os dias com sua culinária excepcional. Como bom niteroiense, conhecia muito bem a cidade, e sempre que eu e minha família o visitávamos, passávamos horas conversando. Como era bom ouvir suas histórias! Meus sinceros sentimentos à sua família e amigos, e que Deus conforte o coração de vocês nesse momento de dor. Descanse em paz, meu querido amigo!".
O corpo do empresário será sepultado amanhã no Parque da Colina. De acordo com a família, o velório deve acontecer às 11h e o enterro às 13h. Ainda não se sabe a causa da morte.
✅ Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp.