Imagem Principal
Imagem
Morte de 'Seu Antônio' do Cafubá comove Niterói
Enterro está marcado para este domingo às 13h, no Parque da Colina
Morte de 'Seu Antônio' do Cafubá comove Niterói
Foto do autor Saulo Andrade Saulo Andrade
Por: Saulo Andrade Data da Publicação: 11 de novembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Vai ser sepultado às 13 horas deste domingo, no cemitério Parque da Colina, o corpo do português Antônio Azevedo Alves, 82, conhecido como "Seu Antonio do Cafubá. O velório será aberto às 11 horas.

A morte de Seu Antonio comoveu os niteroienses, principalmente os que tem vínculos afetivos com a cidade.

Ele morreu, na manhã deste sábado.

Empreendedor, que celebrizou-se como autor do melhor bacalhau de Niterói, veio da região de Trás os Montes, em Portugal, e desembarcou na Praça Mauá, no Rio, em 1958. 

Ousado, seus negócios culinários em Niterói começaram com uma pequena quitanda à frente e uma pensão aos fundos.  

Além da fama gastronômica, o restaurante Seu Antônio era um ponto de encontro de quadros políticos do estado, especialmente os ligados ao brizolismo e ao PDT histórico, tendo à frente Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Jorge Roberto Silveira e João Sampaio.

Luto oficial

O prefeito Axel Grael (PDT) se pronunciou sobre a morte, nas redes sociais:

"Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do amigo querido Seu Antônio. Essa primeira imagem foi a última foto que fizemos juntos, ao lado da Dona Shirley e do amigo Chiquinho Aguiar.

Todo mundo o conhecia pelo tradicional restaurante, grande nome da gastronomia de Niterói, no Cafubá, mas talvez poucos tiveram a oportunidade de conviver com essa pessoa querida que ele foi. E eu tive essa oportunidade.  

Seu Antonio seguirá nos inspirando, com sua história de vida de luta! Veio de Portugal e começou a fazer pão na região do Cafubá. Com muita dedicação e esforço, se destacou com o restaurante na Região Oceânica que vive cheio. E após a abertura do túnel Charitas-Cafubá, o local passou a receber pessoas de outros municípios e o Seu Antonio sempre relatava sua alegria por isso.  

Vou decretar luto oficial em Niterói em reconhecimento ao seu legado. E a rua do restaurante passará a se chamar Rua Seu Antônio.

Minha solidariedade e carinho à Dona Shirley e toda a família do Seu Antônio, que sempre me recebiam com muito carinho. Seu Antônio seguirá nos inspirando. Trabalhista histórico da nossa cidade! Seu Antonio, presente!".

Com pesar, recebo a notícia do falecimento na manhã de hoje do amigo Seu Antonio, dono do restaurante que leva seu nome e figura muito querida por todos nós  niteroienses. Conheci Seu Antonio no início da minha carreira política, ele como um aguerrido e participativo militante pedetista. Seu restaurante era um ponto de encontro dos notaveis do PDT e da boa política de Niterói.  Minha solidariedade aos familiares e inúmeros amigos", disse o vice-prefeito Paulo Bagueira (Solidariedade).

O secretário Executivo da Prefeitura de Niterói e ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) também se pronunciou: 

"Hoje faleceu uma das pessoas mais queridas que conheci. O Seu Antônio, trabalhista histórico de Niterói, era um homem do bem e sempre nos recebia com muita simpatia. Seu Antônio era dono do tradicional restaurante no Cafubá, que lotava todos os dias com sua culinária excepcional. Como bom niteroiense, conhecia muito bem a cidade, e sempre que eu e minha família o visitávamos, passávamos horas conversando. Como era bom ouvir suas histórias! Meus sinceros sentimentos à sua família e amigos, e que Deus conforte o coração de vocês nesse momento de dor. Descanse em paz, meu querido amigo!".

O corpo do empresário será sepultado amanhã no Parque da Colina. De acordo com a família, o velório deve acontecer às 11h e o enterro às 13h. Ainda não se sabe a causa da morte.  

Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp. 
 

Relacionadas