Imagem Principal
Imagem
Morre o ator Robert Redford, aos 89 anos
Ator, diretor e ativista foi um dos maiores ícones de Hollywood e fundador do Sundance Film Festival
Morre o ator Robert Redford, aos 89 anos
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 16 de setembro de 2025FacebookTwitterInstagram
Robert Redford em atuação
Imagem destacada

Morreu aos 89 anos o ator, diretor e produtor Robert Redford. A informação foi confirmada por Cindi Berger, diretora executiva da Rogers & Cowan PMK, que afirmou que Redford faleceu durante o sono. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido em 18 de agosto de 1936, em Santa Mônica, Califórnia, Redford construiu uma carreira que durou décadas, tornando-se um dos maiores ícones do cinema americano e um dos sex symbols masculinos mais admirados nas décadas de 1960 e 1970.

Como ator, estrelou filmes que se tornaram clássicos, como Descalços no Parque, Mais Forte que a Vingança, O Candidato, O Nosso Amor de Ontem e África Minha.

Atuou junto com Paul Newman em Butch Cassidy and the Sundance Kid, um dos maiores clássicos da história do gênero faroeste.

Sua versatilidade também se destacou como diretor, sendo Gente Vulgar a obra que lhe rendeu o Oscar de Melhor Diretor, além de Melhor Filme. Entre outros trabalhos, dirigiu A Guerra de Milagro, em que contou com a participação da atriz brasileira Sônia Braga.

Redford não se destacou apenas nas telas. Foi um defensor ativo do meio ambiente e dos direitos dos povos indígenas nos Estados Unidos, atuando junto ao Natural Resources Defense Council (NRDC) e à sua própria Redford Foundation.

No final dos anos 1980, fundou o Sundance Film Festival, que se tornou o maior festival de cinema independente do país e referência mundial para novas produções.

Relacionadas