Morre Agnaldo Zagne, um mestre da medicina em Niterói e no país
Clínico geral, foi professor da UFF, diretor do Antônio Pedro e secretário de saúde
Morre Agnaldo Zagne, um mestre da medicina em Niterói e no país
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 30 de Outubro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Grande perda na medicina. 

Morreu na manhã desta segunda-feira (30), aos 76 anos, Agnaldo Luiz Lessa Zagne, um dos mais conceituados, respeitados e humanos clínicos gerais de Niterói e do Brasil.

Agnaldo Zagne exerceu a clínica médica incansavelmente, tanto em hospitais públicos, privados e no consultório. Foi professor da Universidade Federal Fluminense, diretor do Hospital Universitário Antônio Pedro e secretário municipal de saúde na segunda gestão do prefeito Jorge Roberto Silveira.

Ainda não há informações sobre a causa de sua morte. O velório será amanhã (31) no Cemitério Parque da Colina, Pendotiba, a partir das 13h15h, até às 15h15. O corpo será cremado.

O médico nasceu no distrito de Valão do Barro, na cidade de São Sebastião do Alto, interior do Rio. Seu pai, Grimaldino, era agricultor e sua mãe, dona Irene, era professora primária. Veio para Niterói ainda na adolescência, onde estudou como bolsista no Salesianos, e trabalhava na biblioteca do colégio como compensação.

Agnaldo Zagne deixa a sua esposa, Ana Zagne, e seus dois filhos, Marcelo Zagne e Vanessa Zagne.

O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), lamentou com pesar o falecimento do médico.

“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do Dr. Agnaldo Zagne. É uma grande perda para a Saúde de Niterói, onde sempre trabalhou em prol da melhoria da Saúde Pública e onde sempre foi referência. Minha solidariedade e carinho aos familiares e amigos", disse o prefeito Axel Grael.

O vice-prefeito, Paulo Bagueira (Solidariedade), também manifestou luto.

"Acima de tudo, um médico humano, ético e extremamento zeloso com seus pacientes. Em 2014, quando eu presidia o legislativo municipal, pudemos homenageá-lo por iniciativa do então vereador, Carlos Magaldi. Recebeu na ocasião,  o título de cidadão benemérito e a medalha, Albert Sabin. Minha solidariedade aos seus familiares, amigos e pacientes", escreveu Bagueira.

Pelas redes sociais, colegas de trabalho expressaram suas condolências, entre eles a nutricionista Christiana Oliveira.

"Hoje acordei muito triste com a notícia que um grande médico de Niterói nos deixou. Um grande clínico e uma pessoa maravilhosa! Um amigo que me ajudou muito na minha profissão! Tenho muita gratidão por ele e pela sua família! Dr. Agnaldo Zagne vai deixar saudades e fará muita falta como médico! Que Deus abençoe sua família e lhe dê conforto no coração. Que Deus o receba de braços abertos para cuidar de todos lá em cima! Sempre será um exemplo para todos nós!", escreveu Christiana.
Cidadão Niteroiense

Em 2014, Agnaldo Zagne recebeu o título de Cidadão Niteroiense da Câmara de Vereadores. Recebeu ainda as medalhas José Clemente Pereira e Albert Sabin pelo também falecido vereador Carlos Magaldi.

Na ocasião, o então vereador Paulo Bagueira, presidente da Casa, falou da sua admiração pelo homenageado, considerado uma pessoa honrada, querida e agradável. Ele ressaltou ainda o papel de conselheiro do médico e a sua destacada atuação na história da Medicina em Niterói.

O médico agradeceu a todas as homenagens: 

“Eu não estaria aqui recebendo essa honraria sem o trabalho, o sangue e o suor de vários profissionais administrativos, enfermeiros, médicos e outros que podiam somar esforços, resultando em um trabalho construtivo e soberano”, disse Agnaldo na ocasião. 

O amigo, médico Josier Marques destacou a ética de Agnaldo. “Para ele não existia pobre ou rico, não existia dia, hora ou momento que o impedisse de cumprir o seu compromisso com os doentes”, relatou”.

Nota da UFF

O reitor da Universidade Federal Fluminense, Antônio Claudio Nóbrega, afirmou que Zagne era uma inpiração.

"Seu compromisso com a medicina e sua seriedade deixam um legado inestimável. Agnaldo contribuiu para a formação de muitos, e eu também aprendi muito com ele. Lembraremos sempre de sua sabedoria e integridade, grande mestre. Toda solidariedade aos familiares e amigos", escreveu o reitor.

A Universidade Federal Fluminense manifestou luto por meio de nota oficial.

"É com profundo pesar que a Universidade Federal Fluminense comunica o falecimento do professor aposentado Agnaldo Luiz Lessa Zagne, lotado na Faculdade de Medicina.

Além de ter contribuído para a formação acadêmica e profissional de muitos estudantes de medicina, Zagne também atuava como clínico geral, sendo reconhecido pela sua dedicação e excelência nos atendimentos.

Na UFF, Zagne ocupou diferentes cargos de gestão, como a direção do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap). Em virtude do seu profissionalismo e competência, o professor também foi Secretário de Saúde do município de Niterói e recebeu o título de cidadão Niteroiense na Câmara de Vereadores.

Neste momento de pesar, a UFF se solidariza com os familiares, colegas e amigos e compartilha o sentimento de luto."

Relacionadas