Moradores e prefeitura de São Gonçalo cobram Enel por falta de energia
Luz caiu no sábado e, segundo relatos, só deve ser restabelecida na manhã de segunda-feira
Moradores e prefeitura de São Gonçalo cobram Enel por falta de energia
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 19 de Novembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: PaulaMorPer

A tempestade pode ter passado, mas a energia elétrica não voltou para milhares de pessoas em Niterói em São Gonçalo. Por causa do mau tempo, muitas residências estão sem luz desde a noite do último sábado (18).

Segundo relatos recebidos por A Tribuna, ao ligarem para o número fornecido pela Enel, diversos consumidores ouviram que o serviço só será restabelecido na manhã da próxima segunda-feira (20). Tal situação gerou revolta, inclusive, da prefeitura de São Gonçalo, que soltou nota exigindo um posicionamento da Enel.

A Prefeitura de São Gonçalo informa que vem fazendo, desde a noite deste sábado (18), insistentes cobranças à concessionária ENEL para que tome medidas urgentes a fim de garantir o pronto restabelecimento de energia elétrica no município.

A Prefeitura mantém equipes nas ruas neste domingo, em especial agentes da Defesa Civil e das secretarias de Conservação e Desenvolvimento Urbano, reparando os danos causados pela tempestade que castigou a cidade, com dezenas de árvores derrubadas. Grande parte das vias já está desobstruída, mas vários bairros seguem sem energia, apesar das insistentes cobranças feitas pelo município para que a Enel normalize a prestação de serviços.

A Procuradoria Geral do Município está analisando a possibilidade de recorrer à Justiça diante da morosidade na prestação dos serviços da Enel, acarretando prejuízos incalculáveis aos moradores.

Procurada por A Tribuna, a Enel respondeu, também por meio de nota.

A Enel Distribuição Rio informa que até o início da tarde 76% dos clientes afetados pela intensa tempestade registrada na noite de ontem (18) tiveram o serviço normalizado. O evento climático, com chuva, rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia. Neste momento, as cidades mais afetadas são Niterói, Maricá, São Gonçalo, Itaboraí, Petrópolis e Macaé, além de municípios da região dos Lagos. Dando sequência ao plano verão preparado para este período crítico, foi acionado imediatamente um reforço no número de equipes em campo, que atuaram durante toda a noite e durante o dia de hoje (19) para agilizar o atendimento às emergências.

A Enel segue trabalhando com força total para recuperar todos os clientes o mais rápido possível. Entretanto, a distribuidora esclarece que a recuperação se dá de forma gradual, dependendo da complexidade do trabalho, uma vez que, em muitos casos, é necessário reconstruir longos trechos de rede para normalizar o serviço.

Em situações de contingência, devido ao alto volume de chamadas no call center, a empresa orienta que os clientes utilizem os canais digitais para agilizar o atendimento. A empresa reforçou a estrutura em todos os canais de comunicação direta para ingresso das solicitações. O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608). As solicitações relacionadas à falta de luz também podem ser feitas prioritariamente pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br.

Relacionadas