Moradores de Jurujuba indignados com a acusação de furto feito pela Enel
Eles afirmam que o problema dura cerca de dois meses. Vários apresentaram a reportagem contas de luz pagas em dia
Moradores de Jurujuba indignados com a acusação de furto feito pela Enel
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 10 de Outubro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Gabriel Ferreira

Após denúncias por falta de energia elétrica, que levaram a população a interditar a via com fogo por estar há dois dias seguidos sem luz, a equipe do jornal "A TRIBUNA" esteve presente na Travessa Gonçalo Ferreira, em Jururuba, na manhã desta terça-feira (10).

Na conversa com os moradores eles alegaram que o transformador da região vem apresentando problemas há cerca de dois meses. A falta de energia acaba sendo constante, uma vez que após o conserto da Enel, o problema retorna.

"Eu sou moradora daqui há 50 anos e confesso que nunca vi isso. Faz cerca de dois meses que o transformador apresenta problemas; a Enel vem conserta aqui, e logo em seguida falta luz de novo", relatou a moradora Verônica Ramos Ferreira.

Ela contou que os moradores vem tentando apoio da companhia e de autoridades, mas sem sucesso. Na tarde da última segunda-feira (9), indignados, eles fecharam a via pública. Depois de ficarem sem energia por dois dias seguidos eles atearam fogo em uma caçamba de lixo.

"Nós contamos com o apoio do presidente e do ex-presidente da Associação de Moradores da região que amanhecem e anoitecem aqui. Se não fosse eles, a Enel sequer estaria aqui", ressaltou.

Perguntados sobre o alto índice do furto de energia na região, motivo alegado pela Enel para a falta de luz, os moradores ficaram indignados. "Pagamos a nossa conta em dia, tenho inúmeros protocolos de reclamações sobre a falta de luz. Acontece que a Enel vem com a desculpa de há furtos de energia aqui, sendo que qualquer lugar há furto de energia, e nem por isso a luz de todos os moradores é suspensa", disse uma moradora que optou por não se identificar.

Moradores questionam serviço da Enel:

A nossa equipe conversou com o ex-presidente da Associação de Moradores de Jurujuba, Marcello Mello. Na ocasião, ele afirma que pelo fato da companhia ser de concessão federal não acaba prestando um bom serviço e aguarda o andamento da "CPI da Enel", que vem sendo votada por parlamentares da Câmara Municipal de Niterói.

"A Enel é de concessão nacional, no entanto, percebe-se que ela não olha com atenção para a nossa região, e sobretudo, a cidade. Temos a CPI da Enel que está sendo votada lá na Câmara, mas enquanto a comissão não termina, o povo acaba ficando largado", afirmou.

Marcello afirma que a empresa não olha com bons olhos para a comunidade e afirma que o protesto idealizado pelos moradores foi legal. "A gente que trabalha muito, pensa na comunidade. A gente percebe que a empresa vê não a comunidade com os mesmos olhos da Zona Sul, e olha que Jurujuba é localizada na Zona Sul, somos um dos pontos que mais produz pesca na cidade. Então, eu acho que o protesto foi legal, pois precisamos lutar pelos nossos direitos.

O que diz a Enel?

Durante a realização da reportagem, a equipe da Enel estava no local realizando reparos na rede elétrica, além de trocar o transformador, que constante era criticado pelos moradores.

A TRIBUNA também procurou a Enel para entender as constantes faltas de energia no local. Em nota, a companhia informou que foram registradas cinco ocorrências na região ao longo do mês de setembro. A Enel afirmou ainda que a ausência de energia no local se dá pela pela sobrecarga no transformador que atende a localidade.

"O motivo da sobrecarga é o alto índice de furto de energia identificado na região, que acarreta danos nos equipamentos da companhia e impacta o fornecimento da energia do local", afirmou a companhia em nota.

Já a equipe da companhia no local, afirmou que o novo transformador era de maior potência, o que resultaria em uma menor quantidade de queda de energia.

Relacionadas