Moradores de Icaraí reclamam de fios de alta tensão dando curto
Além disso, as árvores estão sofrendo com princípios de incêndio
Moradores de Icaraí reclamam de fios de alta tensão dando curto
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 31 de Outubro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Gabriel Ferreira

Moradores e comerciantes da Rua Lemos Cunha, na altura do número 200, em Icaraí, reclamam de fios de alta tensão apresentando curto circuito que tem preocupado quem passa pelo local.

Segundo relatos, a fiação que cobre o poste está rodeada de árvores, e por conta da fiação embaralhada as árvores tem sofrido com contantes princípios de incêndio. Nesta terça-feira (31) por volta das 11h45, os fios provocavam faíscas constantes.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by A TRIBUNA (@atribunarj)

 

Paulo Ricardo, proprietário do salão Ricardo Coiffeur, afirma que o problema persiste faz alguns dias. Relata ainda que a concessionária Enel esteve no local na última segunda-feira (30) ficou de retornar o que não ocorreu.

“Tudo que acontece aqui é a Prefeitura que resolve. Nós estamos com esses problemas faz alguns dias, só que quem veio aqui foi a Enel; os fios estão dando curto-circuito, as folhas verdes das árvores estão caindo, e boa parte delas está sendo queimada. Eles chegaram a vir ontem, mas alegaram que iriam trazer um especialista. Até agora nada”, afirmou.

Por volta das 11h45, as árvores da rua sofriam novo princípio de incêndio em decorrência do poste de alta tensão e dos fios que estavam “colados” nas folhas. “Está saindo aquele fogaréu. É só ventar e já saem essas faíscas, e com isso, a gente acaba ficando prejudicado, pois a qualquer momento podemos ficar sem energia. Isso é ruim para gente, principalmente para nós comerciantes”, completou Ricardo.

Uma outra comerciante que preferiu não ser identificada disse que a rua é tomada de vagas de estacionamento pagas. "O pior de tudo que esse espaço é um estacionamento da Prefeitura, que funciona diariamente até às 16h. Estamos aguardando um retorno tanto da Enel e da Prefeitura e até agora nada. Aí daqui a pouco vem a chuva aí e ficamos sem energia", relatou.

O que dizem a Enel e a Prefeitura de Niterói?

Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que a Enel é uma concessão federal e, por conta disso, não pode fiscalizar e/ou autuar a concessionária por necessidade de reparo e troca dos postes do município, nem mesmo da fiação que é colocada nestes postes. Cabe a gestão apenas oficiar a concessionária. 

A Prefeitura informou ainda que desde 2014 a Prefeitura criou a Lei dos Fios, com o objetivo de fiscalizar a Enel, mas, em virtude da sentença proferida nos autos do processo judicial nº 0092356.18.2014.8.19.0002 está impedida de lavrar notificações e/ou autos de infração contra a concessionária. O cidadão deve entrar em contato diretamente com companhia através do telefone 0800 00 120 00.

A Enel Distribuição Rio informou que uma equipe da distribuidora esteve no local mencionado durante a tarde de hoje (31), realizou podas para afastar o contato da vegetação com a rede elétrica e reparos estruturais para evitar a incidência de curtos-circuitos no local.

Relacionadas