Imagem Principal
Imagem
Milhões de candidatos realizaram a segunda prova do Enem neste domingo
Milhões de candidatos realizaram a segunda prova do Enem neste domingo
Foto do autor Saulo Andrade Saulo Andrade
Por: Saulo Andrade Data da Publicação: 12 de novembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Paula Pinto/Agência Brasil

Milhões de estudantes em todo o país fizeram, neste domingo (12), a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, foram resolvidas – em cinco horas - 90 questões de matemática e ciências da natureza. A abertura dos portões foi às 12h e o fechamento às 13h, pelo horário de Brasília. A prova começou às 13h30 e terminou às 18h30.  Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos e cerca de 2,8 milhões compareceram ao primeiro dia de prova.  

Trânsito

Em Niterói, a principal reclamação, após a prova, referia-se ao trânsito. Nas redes sociais, relatos dão conta de que, em São Domingos, onde fica um dos campus da Universidade Federal Fluminense, o trânsito foi intenso, a partir das 11h40.

Em nota, a Prefeitura de Niterói informou que a Nittrans realiza neste fim de semana operação especial, com reforço dos agentes de trânsito em pontos de grande movimentação e reforço de 6 equipes no período da tarde, noite e madrugada nos acessos à Praia de Piratininga. São esperadas 3 mil pessoas em cada dia para assistir aos shows das comemorações dos 450 anos de Niterói. O efetivo de plantão conta com 46 operadores de trânsito, quatro coordenadores de operação, dez moto-patrulhas, dez viaturas e dois reboques.

A atuação se da especialmente em regiões com aumento do deslocamento de veículos na cidade: no entorno dos locais de realização das provas do Exame Nacional do ensino Médio (ENEM), em rotas para as praias oceânicas e em rotas de viagem para a Região dos Lagos.

Enem 2023  

O Enem começou a ser aplicado no último domingo (5), quando os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Os exames seguem neste domingo (12) em mais de 1,7 mil municípios de todo o país.

As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Podem ser usadas também para acessar o ensino superior em universidades estrangeiras.

Monitoramento

Em nota, o Ministério da Educação disse que já foram identificadas oito pessoas que divulgaram imagens dos Cadernos de Questões, depois do início das provas, no primeiro domingo do exame

As fotografias foram detectadas por meio de monitoramento do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que prontamente acionaram a Polícia Federal para investigar as irregularidades. Após apurações, não há nenhuma informação de postagem de conteúdo da prova antes do horário estipulado para início da aplicação.
 

Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp. 
 

Relacionadas