Assinante
Entrar
Cadastre-se
Na última quinta-feira (16), o Ministério da Educação (MEC) divulgou as datas de inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As aplicações do Prouni acontecem entre 24 e 28 de janeiro, enquanto o Fies abrirá inscrições no período de 4 a 7 de fevereiro.
As aplicações dos dois podem ser feitas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O site pode ser acessado através deste link.
Para se inscrever no processo seletivo do Prouni, referente ao primeiro semestre de 2025, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo; tenha participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2023; tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem.
Os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública; ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição; ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação; ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Já no Fies, é preciso ter prestado o Enem em qualquer uma de suas edições, a partir da edição de 2010 até a mais recente. Além disso, o candidato deve ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das notas das cinco provas do exame, e a nota na prova de redação precisa ser superior a zero. É vedada a inscrição de quem declarou ter participado do Enem como “treineiro”.