Imagem Principal
Imagem
Marginais destroem grades da Praça Getúlio Vargas, em Icaraí
O caso teria acontecido na madrugada desta segunda-feira
Marginais destroem grades da Praça Getúlio Vargas, em Icaraí
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 22 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação

Um dos pontos mais queridos pela população de Niterói, a Praça Getúlio Vargas, localizada em frente à Praia de Icaraí, amanheceu parcialmente destruída nesta segunda-feira (22).

De acordo com relatos de quem passava por ali, a área de lazer teria sofrido um ato de vandalismo durante a madrugada. 

Frequentada por crianças e idosos, reduto de pessoas em situação de rua, nas imagens enviadas por leitores de A TRIBUNA, é possível ver que as grades da praça estavam destruídas e caídas sobre a grama. 

Foto: Divulgação

Vale lembrar que a região, que também abriga o Cinema Icaraí, se tornou um reduto de pessoas em situação de rua. Em dezembro do ano passado, A TRIBUNA esteve no local e flagrou que o espaço estava rodeado de pertences como cobertores e utensílios pessoais.

Na época, a Prefeitura de Niterói havia informado à reportagem que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária realiza abordagens rotineiramente em diversos locais, incluindo a Praça Getúlio Vargas.

Informou também que a ação é contínua e realizada por assistentes sociais e técnicos. As equipes fazem rondas nos locais de maior fluxo de pessoas em situação de rua com o objetivo de oferecer acolhida e os serviços socioassistenciais à população vulnerável.
Equipes de conservação da Prefeitura de Niterói estavam no local hoje pela manhã realizando a manutenção do espaço.

“As abordagens contam com o apoio da Guarda Municipal. O cidadão pode denunciar através do número 153 em casos  como esses. Nestas situações, os agentes do Centro Integrado de Segurança Pública acionam a força de segurança mais próxima do local”, disse a nota enviada.

Foto: Gabriel Ferreira

Procurada, a Polícia Militar disse que não foi acionada para a ocorrência. Mas ressaltou que 12º BPM (Niterói) tem empreendido esforços para prevenir e coibir quaisquer práticas criminosas na região, empregando equipes em ações ostensivas, como rondas e abordagens, nas ruas dos bairros da cidade, diuturnamente.

“A unidade também trabalha em conjunto com as delegacias da cidade de Niterói para identificar e prender os envolvidos em ações criminosas. Segundo dados disponibilizados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), na área de policiamento do 12º BPM, registrou queda de 24,1% no total de roubos quando comparados os anos de 2023 e 2022”, informou a nota enviada.

Também procurada sobre o caso de vandalismo, a Prefeitura de Niterói informou que a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) já providenciou a recoloçação no lugar.

Relacionadas