Assinante
Entrar
Cadastre-se
Uma banca de jornal foi invadida por moradores de rua, na madrugada desta quinta-feira (25), no Centro de Niterói. O crime aconteceu na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, esquina com a Rua Rio Branco, próximo ao edifício Galeria Paz e à estação das barcas. Os criminosos usaram um pé de cabra para arrombar a porta do estabelecimento e levaram um notebook, cigarros e dezenas de chips, além de terem estragado doces, revistas e alimentos que estavam na geladeira. O valor estimado do prejuízo é de R$ 5 mil, incluindo o que vai ser gasto com o reparo. Este é o terceiro caso na cidade neste início de 2024.
A ação foi registrada por câmeras de segurança instaladas próximas ao local. Quatro moradores de rua participaram da invasão, que começou por volta das 2h15 e durou 26 minutos. Um homem arrebentou a porta de aço da Banca da Enel, que fica próximo à loja de atendimento da concessionária de energia elétrica, e colocou os produtos em sacolas. Elas eram repassadas para pelo menos outras três pessoas que estavam vigiando, entre elas uma mulher.
Os itens roubados foram escondidos sob algumas cobertas estendidas na calçada, que foi transformada em uma espécie de dormitório. A Polícia Militar foi acionada, mas só chegou ao local às 2h58, quando o furto já havia terminado.
"Estou desolado, revoltado com o acontecido. Me sentindo inseguro. A Amaral Peixoto está largada. Não há segurança alguma. E olha que aqui é perto do posto policial das barcas. Estou pensando no que eu vou fazer. Estou pensando em fechar, porque consertar tudo e arrombarem de novo, não dá!", desabafou Felipe Costa, dono do comércio invadido.
Foto: Reprodução
O sentimento geral dos jornaleiros de Niterói neste início de ano por conta da falta de segurança na cidade é de terror e insegurança. De acordo com a Associação dos Proprietários de Bancas de Jornal de Niterói e São Gonçalo (Aproban), só neste ano, três bancas de jornal foram alvos da violência na cidade.
Uma outra unidade, também na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, foi alvo de arrombamento e tentativa de furto no dia 10 de janeiro. De acordo com a Dona Regina, que é a proprietária, os criminosos começaram os “trabalhos” por volta da meia-noite e só pararam às 5h da manhã. Já Alex, que é proprietário de um ponto que tem o seu nome, localizado na Rua Ator Paulo Gustavo, em Icaraí, contou que teve toda a fiação da energia furtada.
Foto: Reprodução
O que diz a Polícia Militar
A assessoria de Imprensa da Polícia Militar informou que o 12º BPM (Niterói) tem empreendido esforços para prevenir e coibir quaisquer práticas criminosas na região, empregando equipes em ações ostensivas, como rondas e abordagens, nas ruas dos bairros da cidade, diuturnamente.
A unidade afirma estar aumentando as abordagens com foco em pessoas suspeitas, inclusive em situação de vulnerabilidade (moradores de rua), apreendendo diversos objetos perfurocortantes frequentemente. Além disso, o batalhão trabalha em conjunto com as delegacias da cidade de Niterói para identificar e prender os envolvidos em ações criminosas.
A Polícia Militar ressaltou ainda a importância da colaboração da população realizando denúncias através do telefone do Disque-Denúncia (21 2253-1177) e acionando nossas equipes pela Central 190 ou via Aplicativo 190. O órgão destaca que os registros nas delegacias da Polícia Civil também são essenciais para que os procedimentos investigativos sejam iniciados.
A PM informou também que, Segundo dados disponibilizados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), a área de policiamento do 12º BPM registrou queda de 24,1% no total de roubos quando comparados os anos de 2023 e 2022.