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Mais de 700 mil possíveis fraudes foram detectadas pela Serasa
87,2% das fraudes foram detectadas por meio de aplicativos. O restante das fraudes ocorreu por meio de navegadores (12,8%) de internet.
Mais de 700 mil possíveis fraudes foram detectadas pela Serasa
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Por: Redação Data da Publicação: 15 de maio de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Joedson Alves/Agência Brasil

Em 2023, mais de 700 mil transações possivelmente fraudulentas foram detectadas por meio de soluções antifraude de inteligência de dispositivos do AllowMe empresa referência em tecnologia para análise de riscos de dispositivos para detectar comportamentos suspeitos, integrada à Serasa Experian.

Segundo a empresa, 87,2% das fraudes foram detectadas por meio de aplicativos. O restante das fraudes ocorreu por meio de navegadores (12,8%) de internet.

Os dados fazem parte do “Device Fraud Scan 2024”, um estudo anual da companhia que traz análises sobre tendência de fraudes em transações via dispositivos web e mobile, lançado no Congresso Febraban.

A “jornada do usuário” é um termo que designa cada etapa do fluxo de interação do consumidor dentro de um aplicativo ou site, desde a criação de uma conta ou login até a efetivação de uma transação, como uma compra ou transferência bancária. O Device Fraud Scan mostrou que, do total de possíveis fraudes identificadas por meio de soluções antifraude de inteligência de dispositivos, em 2023, 32,51% aconteceram na fase do cadastro, 61,24% no login e 6,25% na transação.

Ainda segundo o Device Fraud Scan, em relação ao tipo de fraudes em 2023, ocorridas por dispositivos, 60% foram relacionadas ao roubo de contas. A modalidade consiste na apropriação da conta, não só para transações financeiras no caso de bancos, mas também outras atividades como o uso impróprio de redes sociais, aplicativos de transporte, apps de delivery, e-commerces, avaliações, solicitações de reembolsos de planos de saúde, entre outros. Considerando a jornada do usuário, os roubos de conta são identificados no momento de login, troca ou reset de senha e até na troca de dispositivo.

A pesquisa também mostrou que as tentativas de fraude identificadas por soluções de inteligência de dispositivos da Serasa Experian aconteceram em sua maior parte nos dias úteis e 64% das ocorrências aconteceram em horário comercial.

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