Imagem Principal
Imagem
Mais de 5 milhões de pessoas no Rio não sabem que têm dívidas
Segundo levantamento da Serasa, mais de 50 milhões de brasileiros nunca consultaram seu CPF ou CNPJ
Mais de 5 milhões de pessoas no Rio não sabem que têm dívidas
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 25 de março de 2025FacebookTwitterInstagram
FOTO: Joédson Alves/Agência Brasil

Mais de 5 milhões de pessoas do estado do Rio de Janeiro não sabem que têm dívidas, é o que aponta um levantamento especial realizado pela Serasa Experian. Ao todo, mais de 57 milhões de brasileiros não sabem que estão endividados e, pelo menos, 19 milhões desses foram negativados pelos credores.

No Rio de Janeiro, entre os 5 milhões que não conhecem suas dívidas, cerca de 2 milhões estão negativados, portanto, fazem parte do Cadastro de Inadimplentes. Ou seja, são pessoas físicas ou jurídicas que não sabem sobre a situação de inadimplência e nem sobre os benefícios especiais a que têm direito para negociar e limpar o nome.

“Muitos consumidores e empreendedores só descobrem pendências financeiras ao tentar contratar um financiamento, fazer crediário ou acessar um serviço básico”, conta Aline Maciel, gerente da plataforma Limpa Nome. “O controle da situação do nome acaba ficando em segundo plano, levando a descobertas tardias, quando a dívida já foi negativada", comenta.

Esses consumidores citados pelo levantamento nunca consultaram o CPF ou CNPJ no aplicativo ou site da Serasa e, portanto, desconhecem que, no Brasil, há um total de 267 milhões de ofertas de dívidas para serem negociadas e pagas com vantagens e benefícios especiais, como os altos descontos, pagamento via Pix para baixa da negativação instantânea e a atualização do Score em tempo real. No estado do Rio, o número de ofertas passa de 30 milhões.

As ofertas desconhecidas do Feirão de negociações estão disponibilizadas por empresas de diversos segmentos, como bancos, cartões de crédito, securitizadoras (empresas que compram dívidas), universidades, lojas, supermercados, companhias de telefone e internet, energia, água e outros serviços essenciais.

Vale lembrar que, em 10 mil agências dos Correios de todo o Brasil, há isenção de taxas para negociação de dívidas até o dia 31 de março. Porém, também é possível fazer a consulta através do site https://www.serasalimpanome.com.br, do aplicativo da Serasa Experian ou pelo WhatsApp (11) 99575-2096.

Relacionadas