Imagem Principal
Imagem
Mais da metade dos empreendedores tiveram crédito recusado no Rio
Dados fazem parte de um levantamento realizado pelo Sebrae
Mais da metade dos empreendedores tiveram crédito recusado no Rio
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 25 de junho de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Crédito sempre é um gargalo para o empreendedor, porém, no Rio de Janeiro, 60% dos empreendedores não conseguiram empréstimos das instituições financeiras. É o que mostra pesquisa do Sebrae, que reforça a importância de linhas especiais para quem empreende no país. Além disso, o levantamento mostra que 28% obtiveram o recurso e outros 12% ainda aguardam respostas do pedido.

“Os empresários precisam de uma linha de crédito simplificada. Por isso, o programa Desenrola Pequenos Negócios, voltado à renegociação de dívidas dos empreendedores com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, é uma oportunidade de regularizar a situação financeira da empresa para alcançar novos objetivos. Os descontos poderão atingir até 90% da dívida”, frisa Marcos Mendes, coordenador de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Rio.

O levantamento indica que 56% dos empreendedores do Rio estão endividados ou inadimplentes. Para esses empresários, o pagamento dessas dívidas representa um custo alto para as suas operações financeiras. Entretanto, 44% de quem empreende no estado não possuem dívidas ou empréstimos.

Dentro da pesquisa, 42% seguem com dificuldades para manter o negócio; 25% acreditam que as mudanças foram valiosas; 24% continuam animados com novas oportunidades; e 8% consideram que o pior já passou.

O programa Desenrola para pequenos negócios, do governo federal, vale em todo o país. A iniciativa beneficia Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) com faturamento até R$ 4,8 milhões. A ação faz parte do Programa Acredita, do qual o Sebrae é parceiro como avalista na tomada de crédito por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE).

Além disso, na plataforma www.sebrae.com.br/creditoconsciente, é possível baixar gratuitamente a calculadora de Planejamento Financeiro Empresarial. De forma simples, essa ferramenta ajuda na análise da situação financeira do negócio e projeta os valores das parcelas da renegociação com o objetivo de descobrir se elas estarão compatíveis com o movimento financeiro da determinada empresa.

Relacionadas