Assinante
Uma fêmea de macaco-prego foi encontrada baleada, na Gávea, Zona Sul do Rio, na última terça-feira (9). A notícia foi divulgado apenas nesta segunda (15). O disparo atingiu o ombro do animal, que perdeu os movimentos das pernas e corre risco de ficar paraplégico.
O resgate foi feito pelo Instituto Vida Livre, que levou a macaca para a sede da entidade, onde recebeu os primeiros atendimentos e passou por exames. Os resultados mostraram que a bala ficou alojada na coluna, tornando necessária uma cirurgia para a retirada do projétil.
De acordo com os veterinários responsáveis, ainda existe chance de recuperação. Eles explicam que a falta de mobilidade pode estar relacionada à compressão de um nervo e que o procedimento cirúrgico poderá devolver os movimentos ao animal.
Segundo Roched Seba, representante do instituto, pelas condições em que chegou, é pouco provável que a macaca tenha se locomovido sozinha após ser atingida. Ainda não há informações sobre as circunstâncias do disparo.
O caso foi comunicado ao Ibama e à Polícia Civil. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) informou que instaurou um procedimento para investigar o episódio.