Lula derrubará juros altos
Lula derrubará juros altos
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 31 de Outubro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

 

Ao indicar dois nomes para a diretoria do Banco Central, o presidente Lula deu certeiro passo para conseguir levar o Conselho Monetário Nacional a reduzir as taxas de juros, atualmente fixada em 12,75%, sendo esperada para  hoje uma redução.

Lula, que já indicara dois  nomes para  o Banco Central, agora passará a contar com quatro. O Conselho é composto por nove membros, cabendo o desempate ao atual Presidente, Roberto Campos Netto, que encerra seu mandato em fevereiro do próximo ano.

Roberto Campos já tem sido mais flexível e mais próximo do governo, ao considerar que os juros estão realmente altos.

Não será surpresa se Roberto Campos tentará a reeleição, inclusive participado de um acordo com o Ministro da Fazenda e o próprio Lula, em nome de uma estabilidade econômica e também politica.

Guerra encolhe a economia

Muitos brasileiros estão fugindo de gastos programados em dólares e até se precavendo para não assumir dívidas internas flexíveis, como de imóveis e veículos.

 Se as bombas não conseguirem ao nosso território, a economia brasileira poderá ser abalada com a prevista alta do petróleo, a ser determinada pela OPEP e pelas dificuldades que o clima  bélico gera para as importações, exportações  e viagens.

Os investidores estão se retraindo e isto vai repercutir no agravamento da crise provocada pelo  desemprego.

As armas internas também estão afetando os mercados locais, como decorrência do aumento de furtos, arrombamentos, sequestros e outras formas de bandidagem.

É impressionante o número de lojas físicas desocupadas, com empresários e profissionais liberais optando pelas vendas online pelo trabalho em casa (home office).

Nem a Cantareira

A finalidade básica da Guarda Municipal sempre foi a vigilância patrimonial e o zelo pelas praças públicas. A missão de segurança pública sempre coube ao Estado, com o qual a Prefeitura firmou acordo para manter os programas Proeis e Niterói Presente.

O controle dos camelôs cabe aos fiscais de Posturas.

É raro ver guardas municipais, a pé ou de moto, zelando pelas praças.

Se marginais chegarem a derrubar e pichar o pedestal de D. Pedro II, agora, na mesma praça, pichadores quebraram a beleza harmônica do prédio da Estação Cantareira, com oito grandes letras, inexplicáveis.

O prédio foi desapropriado pela Prefeitura e continua inativo.

Xadrez niteroiense

Às portas do ano eleitoral de 2024, dizem as boas - e más - línguas que, internamente, há uma briga de foice, dentro do PDT de Niterói, para decidir quem será o candidato a prefeito; apesar de, "para fora", o discurso ser de “muita união” entre os trabalhistas Axel Grael e Rodrigo Neves, que volta e meia realizam ações conjuntamente. Fato é que um dos dois vai ficar de fora da disputa. E pode ser que, na pior – ou melhor – das hipóteses, Rodrigo emplaque a esposa, Fernanda Sixel, de vice. Mas aí tem que combinar com os russos – leia-se o atual vice, Paulo Bagueira (Solidariedade), que – de olho em 2024 - recentemente aproveitou a viagem de Axel para tocar importantes ações, como a de enfrentamento à grave e histórica questão dos moradores de rua e usuários de drogas do município e, até mesmo, na midiática ação de receber a frota italiana, do que é considerado o navio mais bonito do mundo, o Américo Vespúcio, neste mês de outubro. Como dirá, em dezembro, o cantor Roberto Carlos, o ano eleitoral será de fortes emoções… 

Zagne: Médico até o fim

Nada afastava o médico Agnaldo Zagne do zelo com os seus pacientes. Tal era a sua dedicação, que  resolveu formar par com o já consagrado médico dr. Cássio Martins, para suprir sua  ausência, por motivo de viagem, congressos ou  enfermidade.

Tendo detectado sua doença, passou a atender consultas via  internet. Quando indispensável a  consulta física, garantia segurança aos pacientes através de dois seus imaginários sucessores.

 Nunca largou seus clientes, mas lhes causou grande dor na manhã de ontem, quando o site d "A Tribuna" deu conta da missão de comunicar o seu  passamento.

Zagne foi Secretário de Saúde do governo Jorge Roberto Silveira (PDT). Pelo seu alto nível, o ex-Prefeito o escolheu para integrar o "Conselho dos Notaveis", integrado por  figuras niteroienses de elevado respeito profissional e social, de alto nível, capazes de  orientá-lo.

Luis Jourdan Santana Amóra ficou feliz quando a mãe, Eva, elegeu-o como seu clínico. Tanto a mãe como o pai, depositavam ampla confiança que soube formar uma grande equipe de especialistas, segundo as necessidades surgidas.

Em meio a lágrimas, sua cliente Eva lembrou que nos finais dos anos 80, ele figurou nas listas de homenagens a serem prestadas por este jornal  e a comunidade - com a chancela da Associação Médica Fluminense. Estas personalidades foram realçadas no Dia e São  Lucas, padroeiro da Medicina, recebendo o diploma  "Obrigado Doutor".

Formou-se uma galeria dos grandes nomes das Ciências, entre os quais o cientista e professor Roched Seba, parceiro de Vital Brazil, na fundação do Instituto que leva o nome do mineiro inesquecível.

Em outro local desta edição, mais refereêcias a esta personalidade fluminense, que dignificou a profissão médica.

Relacionadas