Assinante
Mais um passo rumo a trazer os Jogos Pan-Americanos de 2031 para o estado do Rio foi dado. Nesta sexta-feira (25), as Prefeituras de Niterói e do Rio de Janeiro apresentaram a logomarca da candidatura conjunta para sediar um dos maiores eventos esportivos da América Latina.
A apresentação ocorreu na manhã desta sexta-feira (25), no Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. A parceria entre Niterói e Rio de Janeiro é a representante do Brasil para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos 2031.
A marca da candidatura Rio-Niterói 2031 nasceu da união de duas cidades que compartilham cultura, história, paisagens, além da vocação e da paixão esportivas. O símbolo visual foi composto por raios coloridos que representam pontes, reais e simbólicas, entre ambos os municípios, em uma tradução gráfica de movimento, energia e conexão que definem esse projeto conjunto.
As cores quentes, tons de laranja e amarelo, representam Niterói, cidade do sol poente, da cultura vibrante e do horizonte aberto. Já os tons de azul remetem ao Rio de Janeiro, com seu mar, seu céu e sua alma pulsante. As formas curvas, dinâmicas e circulares remetem ao sol, símbolo de renovação e esperança, e ao movimento do esporte e da vida. Juntas as cores se entrelaçam como num abraço.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou a postulação das cidades fluminense no final de janeiro, após a desistência de São Paulo de sediar os Jogos. Alguns dias depois, a Panam Sports confirmou que Niterói e Rio iriam disputar com Assunção, no Paraguai, para ser sede do evento.
O próximo limiar da disputa para sediar o Pan de 2031 acontece no dia 30 de abril. Essa é a data limite para ambos os candidatos enviarem o Dossiê de Candidatura para à Panam Sport. Esse documento deve incluir, entre outros itens, os esportes para a apresentação do plano de infraestrutura e o Orçamento do país, Comitê Organizador e fontes de financiamento.
“Na semana que vem, as prefeituras, junto com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), entregam esse dossiê, que está muito bem feito. Tenho certeza que a gente vai vencer. Isso vai criar uma outra dinâmica na região metropolitana do Rio. Um legado não só para Niterói e Rio, mas um legado de infraestrutura urbana, esporte e mobilidade para toda a região metropolitana”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
Através de um comunicado, a Panam Sports ressalta que qualquer cidade candidata que não atender a todos os requisitos solicitados até a data limite será desclassificada da disputa para sediar os jogos.
Assim, a Panam Sports vai formalizar as candidaturas no dia 1º de maio deste ano, além de criar um Comitê Avaliador que analisará todos os aspectos relacionados à candidatura, além de monitorar e visitar cada uma das cidades candidatas.
Caso ambas as candidaturas sejam formalizadas após o envio dos Dossiês, a eleição da sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 ocorrerá no segundo semestre de 2025, com o voto dos 41 países membros da Panam Sports.
Vale lembrar que o Rio de Janeiro sediou os Jogos Pan-Americanos de 2007, além de ser a casa das Olimpíadas de 2016.