Assinante
Entrar
Cadastre-se
As fortes chuvas atingiram o Leste Fluminense na manhã desta quinta-feira (26) assustaram quem estava saindo de casa.
Em São Gonçalo, o temporal desabou por volta das 07h30 e rapidamente inundou a cidade. Em um dos registros feitos pela reportagem de A TRIBUNA, é possível ver que as ruas da região central do município estavam tomadas pelas chuvas.
A imagem é da Rua Coronel Moreira César, na altura do Pronto Socorro Darcy Vargas, no bairro Zé Garoto, que rapidamente foi inundada. Quem estava no local, ficou assustado com a velocidade da água da chuva.
A Subsecretaria de Defesa Civil informou que não houve registros de ocorrência e nenhuma sirene foi acionada já que os índices pluviométricos foram baixos, classificando a chuva que atingiu a cidade como moderada.
Os bairros com maiores índices foram: Arsenal (10.8 mm), Engenho Pequeno I (8.4 mm), Tenente Jardim (8.0 mm), Novo México (6.2 mm), Engenho Pequeno II (6.2 mm) e Boa Vista (5.0 mm).
Do ponto de vista da intensidade, as chuvas podem ser classificadas assim:
Chuva fraca: até 2,5 mm/h (0,098 in/h). Constitui-se de gotas isoladas, facilmente identificáveis. Neste grupo tem-se a garoa (precipitação uniforme, de gotículas de diâmetro inferior a 0,5 mm e muito numerosas).
Chuva moderada: de 2,5 mm/h (0,098 in) a 7,5 mm/h (0,30 in/h). As gotas isoladas são dificilmente observáveis. Formação relativamente rápida de poças d'água.
Chuva forte: intensidade superior a 7,5 mm/h (0,30 in/h). A chuva parece cair em lençóis, não sendo possível identificar gotas isoladas. Observa-se formação rápida de poças d’água. A visibilidade é prejudicada.
Em nota, o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de São Gonçalo disse que emitiu um alerta por meio de SMS informando sobre as chuvas que estão previstas ao longo do dia.
O órgão ressaltou ainda que em caso de alerta, a recomendação é que moradores residentes de área de risco, deixem suas casas e se abriguem junto de amigos e familiares mais próximos.
Maricá
Outra cidade atingida pelas fortes chuvas foi Maricá. O temporal se iniciou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (26), no entanto, antes das chuvas caírem, moradores relataram que o céu que havia ficado escuro.
"O dia virou noite aqui em Itaipuaçu, muita chuva e trovoda por aqui", afirmou Aurenice Sanseverino no Twitter/X.
A jornalista Pâmela Oliveira afirmou que a nossa equipe que se assustou com as fortes chuvas na cidade. "A sorte que eu consegui sair de casa antes da chuva, porém ao chegar aqui no trabalho, a chuva caiu com força e já tá inundando a cidade", relatou.
A estudante Ana Maria Bueno, que é moradora de Itacoaia Valley, bairro que integra o distrito de Itaipuaçu, disse que no momento das chuvas, um gato foi colocado na rua. "Estávamos aqui no quintal e chegou um moço aqui em casa que disse que havia um gatinho próximo ao valão. A única informação que temos é que homem tirou o animal de dentro do carro e jogou ele próximo ao valão e foi embora. Ele estava todo molhado, agora colocamos ele dentro de uma caixinha aqui em casa e ele está mais sequinho", disse.
A abertura da Feira das Profissões de Maricá precisou ser adiada para esta sexta-feira (27) e seguirá até o próximo domingo (29).
A Defesa Civil de Maricá informou que a cidade entrou em estágio de Observação às 8h10 desta quinta-feira (26). Esse é o segundo grau em uma escala de cinco níveis. O órgão disse ainda que apenas uma ocorrência de alagamento foi registrada nesta manhã na Rua Molulu, em Itapeba. Algumas casas foram afetadas e a equipe técnica está no local verificando os danos.
Para as próximas horas, são esperadas pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento. O órgão municipal orienta que em casos de emergência, a recomendação é entrar em contato com o número (21) 98294-3235.
Outras cidades como Itaboraí, Rio Bonito e Saquarema também estão com atenções redobradas às chuvas. Procurada, a Enel Distribuição Rio informou que as fortes chuvas, acompanhadas por ventos e descargas atmosféricas, provocaram quedas de galhos sobre a rede elétrica, impactando o fornecimento de energia para alguns clientes.
Nos municípios de Niterói, Maricá, São Gonçalo, Itaboraí e Rio Bonito, a distribuidora ampliou em até três vezes as equipes de atendimento e restabeleceu o fornecimento para cerca de 85% dos clientes afetados. Já em Saquarema, o serviço está normalizado para cerca de 97% dos clientes impactados.