Assinante
Entrar
Cadastre-se
2024 foi o melhor ano da história para o futebol do Leste Fluminense. Dos seis campeonatos profissionais organizados pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), quatro foram vencidos por equipes da região neste ano. Niteroiense, São Gonçalo EC e Maricá estão entre as equipes que levantaram taça em 2024.
Ao todo, a FERJ organiza seis torneios profissionais de futebol masculino, a Série A, A2, B1, B2 e C do Campeonato Carioca e a Copa Rio. Com exceção da primeira divisão, vencida pelo Flamengo, e a B2, conquistada pelo Bonsucesso, todos os outros títulos ficaram no Leste Fluminense.
O Niteroiense conquistou a Série C do Carioca, equivalente a quinta divisão do estadual, em agosto deste ano, ao vencer o Uni Souza nos pênaltis na grande decisão. Com o título, a equipe conseguiu o acesso para a Série B2 (quarta divisão) que também foi disputada em 2024. Neste torneio, apesar de não ter conseguido o título, o Arariboia subiu para a Série B1, a terceira divisão do estadual, e também conquistou uma vaga para a Copa Rio do ano que vem.
Já o São Gonçalo EC só disputou a Série B1 do Campeonato Carioca e se sagrou campeão da competição. Depois de conquistar o acesso para a A2 na semifinal, com uma vitória emocionante sobre o Paduano, a equipe conquistou o título da terceira divisão ao bater o Pérolas Negras nos pênaltis. Assim como o Niteroiense, o São Gonçalo EC também disputará a Copa Rio no ano que vem, além da segunda divisão do estadual.
E para fechar, o clube sensação do Rio em 2024, o Maricá. O Tsunami foi campeão da Série A2 do Campeonato Carioca ao bater o Olaria nos pênaltis, conseguindo a classificação inédita para a elite do futebol do Rio de Janeiro. No segundo semestre, o Lobisomem do Bambuí ainda conquistou a Copa Rio ao bater, novamente, o Olaria na final. Com esse título, o Maricá ganhou uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem.
Na base, o Niteroiense ainda foi campeão da Série C sub-17, enquanto o São Gonçalo EC foi vice-campeão da B1 sub-20 e a Cabofriense também ficou com o segundo lugar da A2 sub-17.
Os destaques individuais do ano do Leste Fluminense foram: