Assinante
Entrar
Cadastre-se
Dois lançamentos tomam conta da sala CAVIDEO na Estação Net Rio, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (15), a partir das 19h. Os livros “Rio, 40 Graus”, de organização da cineasta, produtora, professora e pesquisadora Aída Marques e “Cinema é Celebração”, de autoria de Thiago Carvalho, são as estrelas principais do evento.
Em seu reencontro com a obra de Nelson Pereira dos Santos, Aída Marques fecha o foco sobre o marco inicial do moderno cinema brasileiro: o filme “Rio, 40 Graus” (1955). Da inspiração neorrealista à proposta de um cinema nacional, do modelo de produção coletivo ao embate direto com o braço da censura, da simplicidade de recursos cinematográficos à representação desbravadora da vida urbana e dos personagens populares, o livro“Rio, 40 Graus” conta a história de um dos filmes mais importantes da história do cinema nacional.
Neste livro, o roteiro original de Nelson Pereira dos Santos, entrevistas com elenco e equipe técnica, relatos do cineasta e o panorama histórico traçado pela pesquisadora dão a dimensão merecida a uma obra emblemática. Maior que si próprio, Rio, 40 Graus reflete em seu corpo simbólico anseios, desafios, pulsações e a vitalidade do cinema brasileiro como um todo.
“Passados mais de sessenta anos do início da produção de Rio, 40 graus, muitos dos que deram contribuições inestimáveis com seus trabalhos para que o filme pudesse existir já faleceram. Consideramos fundamental recuperar as memórias de pelo menos alguns dos envolvidos no processo de filmagem, o que foi possível fazer por meio das entrevistas aqui reproduzidas", disse Aída.
Já o livro de Thiago Carvalho, “Cinema é Celebração”, investiga a cena efervescente de exibição independente de cinema e audiovisual do Rio de Janeiro, na virada dos anos 2000, a partir de cinco de seus principais eventos constituintes: Festival Brasileiro de Cinema Universitário, O Incinerasta, Cachaça Cinema Clube, Mostra do Filme Livre, e Cineclube Mate Com Angu”.