Imagem Principal
Imagem
Justiça eleitoral mudou 444 locais de votação por conta do crime organizado
Antigos locais estavam em áreas com forte presença de facções ou milícias
Justiça eleitoral mudou 444 locais de votação por conta do crime organizado
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 01 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
A verificação pode ser feita pelo site do TRE-RJ, pelo aplicativo e-Título. Foto: Agência Brasil

Cerca de um milhão de eleitores de dez cidades do Rio de Janeiro, incluindo a capital, vão votar no dia 6 de outubro em locais diferentes dos que estavam acostumados. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a alteração dos endereços de 444 seções foi feita para garantir a segurança das pessoas.

A Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional, da Justiça Eleitoral do estado, mapeou 93 áreas em que as urnas eletrônicas precisavam chegar em veículos blindados e com a mobilização de grande efetivo policial. No entanto, desse total, o presidente do TRE, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, anunciou  a escolha das 53 consideradas mais críticas.

O desembargador admitiu que os antigos locais de votação não ofereciam segurança por conta de ações do crime organizado, e que as mudanças visam também evitar que o eleitor se desloque por mais de um quilômetro para votar. O maior contingente de impactados pela medida está na capital, onde 104.598 eleitores votarão em novos endereços.

A medida atinge também as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Itaguaí, Japeri e São João de Meriti, na Baixada Fluminense; Itaboraí e  Niterói, na Região Metropolitana; além de Sapucaia, no Centro-Sul fluminense. A Justiça Eleitoral recomenda que a população consulte seu local de votação com antecedência,  para evitar eventuais transtornos na hora de ir às urnas.

A verificação pode ser feita pelo site do TRE-RJ, pelo aplicativo e-Título, ou pelo Disque TRE-RJ: no número (21) 3436-9000.

No início do mês, A TRIBUNA noticiou que o TRE-RJ anunciou a alteração de 53 locais de votação em dez municípios do estado, por questões relativas à segurança. A maioria dessas mudanças ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, mas há também modificações em Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Japeri, Itaguaí, Niterói, Itaboraí e Sapucaia. Em todo o estado, 171 mil eleitores foram afetados pelas alterações.

Relacionadas