Imagem Principal
Imagem
Julgamento de Gabigol é adiado
Jogador já estava na Suíça quando soube do adiamento
Julgamento de Gabigol é adiado
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 06 de junho de 2024FacebookTwitterInstagram
Gabigol foi punido em março, mas conseguiu efeito suspensivo em abril (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

O julgamento de Gabigol na Corte Arbitral do Esporte (CAS), que estava previsto para começar nesta sexta-feira (7), foi adiado na manhã desta quinta-feira (6). O jogador e seus advogados já estavam em Lausanne, na Suíça, quando souberam do adiamento. Ainda não há uma nova data, mas a expectativa é que aconteça no segundo semestre deste ano.

Gabigol foi punido por tentativa de fraude no exame antidoping em março e deveria ficar dois anos afastado dos gramados. Porém, em abril, o atacante conseguiu um efeito suspensivo que o permite atuar pelo Flamengo. Devido ao efeito suspensivo, o jogador vai poder atuar até a nova data do julgamento.

O adiamento se deu por pedido da União Federal que é parte do processo e alegou que não foi devidamente notificada e, por isso, não indicou um árbitro para o julgamento. O órgão solicitou a prorrogação e o CAS aceitou.

“Informamos que a audiência no caso CAS 2024/A/10473 Gabriel Barbosa Almeida v. União & ABCD foi adiada. Uma vez fixada a nova data, ela será publicada na lista de audiências do site do CAS. Atenciosamente.” Disse o CAS, através de nota.

O julgamento no CAS funciona com três árbitros, um indicado pela defesa de Gabigol, outro indicado pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) e outro pelo CAS, que é considerado o presidente da mesa.

Porém, o impasse começou no julgamento do efeito suspensivo, quando a ABCD não pagou sua parte no custo judicial. Notificada, a defesa da Gabigol fez o pagamento do restante para dar continuidade no processo e o CAS indicou um árbitro. O trio concedeu, por unanimidade, o efeito suspensivo para o atleta.

O julgamento desta sexta (7), que julgaria o mérito da ação, seguiria a mesma dinâmica, com os mesmos árbitros. Mas a ABCD, junto com a União Federal, solicitou o adiamento para poder indicar um árbitro. A tendência é que um novo trio seja montado para o segundo semestre,

Gabigol já estava na Suíça quando foi comunicado do adiamento e irá retornar ao Brasil nesta sexta (7) para ser reintegrado ao elenco do Flamengo na preparação para a partida contra o Grêmio no dia 13 de junho.

Vale lembrar que Gabigol foi suspenso por dois anos, mas a punição começou a ser contada em abril de 2023, quando o exame aconteceu. Ou seja, ele teria que ficar afastado até abril de 2025. A punição não pode ser aumentada.

Gabigol tem contrato com o Flamengo até o final de 2024 e a diretoria da equipe deve voltar a tratar da renovação após o julgamento.

Relacionadas