Imagem Principal
Imagem
Itaboraí convoca agricultores para emissão da carteira de produtor rural
A iniciativa, que é gratuita, será realizada pela Secretaria de Agricultura em parceria com a EMATER
Itaboraí convoca agricultores para emissão da carteira de produtor rural
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 18 de setembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fotos: As inscrições seguem até dia 20, na sede da SEMAGRI (Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Itabo

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Expansão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-Rio), convida a todos os produtores rurais para realizar a confecção gratuita da Carteira de Produtor Rural. 

O atendimento começou na última terça-feira (17), e segue até a próxima sexta-feira (20), das 9h às 12h, na sede da SEMAGRI, que fica localizada na Avenida 22 de maio, 7557, no bairro de Venda das Pedras.

Para emitir a carteira, os interessados devem apresentar os seguintes documentos:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Documento da propriedade (escritura, comodato ou arrendamento);

A Carteira de Produtor Rural oferece diversos benefícios junto à SEAPPA e é uma oportunidade importante para formalizar a atividade agrícola. Não perca esta chance de garantir seu documento e aproveitar as vantagens oferecidas. 

Vale lembrar que a foto será tirada no local do atendimento. A presença dos produtores é essencial para a regularização e acesso aos benefícios.

Investimento em análises do solo e de equipamentos agrícolas

Recentemente, a Prefeitura de Itaboraí adquiriu novas máquinas e equipamentos agrícolas com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

No primeiro semestre de 2024, a Secretaria Municipal de Agricultura comprou um trator de 90 HP, dois tratores de 80 HP, uma enxada rotativa, uma roçadeira agrícola, uma grade aradora e uma plaina agrícola traseira, totalizando um investimento de mais de R$ 720 mil.

Além disso, visando melhorar a produção e a qualidade dos produtos da Agricultura Familiar, a SEMAGRI entregou, no ano passado, duas análises de solo para produtores rurais, a primeira em mais de 40 anos na cidade. 

As análises foram realizadas em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) e secretarias municipais de agricultura dos municípios vizinhos. 

Essas ações têm como objetivo aprimorar a qualidade dos produtos e aumentar a renda dos produtores de Itaboraí.

 

Relacionadas