Imagem Principal
Inteligência artificial
Inteligência artificial
Foto do autor Dom José Francisco Rezende Dom José Francisco Rezende
Por: Dom José Francisco Rezende Data da Publicação: 19 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram

Em um mundo cada vez mais conectado, a inteligência artificial vem transformando, rápido demais, a maneira como vivemos e estabelecemos contatos. Elas estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, de maneiras que nem percebemos: ela ajuda a simplificar tarefas complexas e, sobretudo, economizar tempo.

Existem recursos e ferramentas surpreendentes, grande parte delas gratuitas, para economizar seu tempo e aguçar sua criatividade — tudo isso com tecnologias que você nem imaginava que poderiam existir. 

Graças aos recursos da computação buscamos criar máquinas capazes de “pensar” de forma parecida com os humanos: resolver problemas, tomar decisões e até entender a linguagem natural. Com isso, em vez de apenas seguir instruções, a tecnologia consegue adaptar-se com base nas informações que recebe. 

Algumas são ferramentas intuitivas e poderosas que permitem que qualquer pessoa crie um espaço digital do zero, mesmo sem quase nenhum conhecimento de programação. 

A ferramenta conta com incalculáveis possibilidades em diversas categorias, como loja virtual, tecnologia, entretenimento, portfólio, blogs etc. Depois de escolher o seu modelo, é possível criar o seu site rapidamente só na base do arrastar e soltar, manipulando elementos como textos, imagens e vídeos. 

Os ChatGPT são os campeões, sobretudo, entre os jovens. Eles conseguem responder perguntas, escrever e traduzir textos, analisar códigos, para o público em geral. Alguns são modelos avançados de linguagem que produzem respostas muito próximas daquelas escritas pelos humanos. São ferramentas excelentes para escritores, estudantes e empresas. 

Alguns romancistas do século passado adiantaram a possibilidade de se viver num mundo onde as relações humanas seriam dispensadas. 

Será que estamos chegando perto disso? 

 

Relacionadas