Imagem Principal
Imagem
Inscrições para o processo seletivo de cursos da Firjan vão até domingo
Cursos de formação técnica são de parceria do SESI com o SENAI
Inscrições para o processo seletivo de cursos da Firjan vão até domingo
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 19 de outubro de 2023FacebookTwitterInstagram
Fonte: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O período de inscrições do processo seletivo para as vagas gratuitas do Ensino Médio da Firjan SESI com formação técnica em parceria com a Firjan SENAI vai até este domingo (22).

As oportunidades estão distribuídas em 16 unidades no Rio de Janeiro, para aulas no turno integral para o ano letivo de 2024. A Firjan SENAI SESI São Gonçalo disponibiliza 152 vagas. Ao todo, no estado, são ofertadas 2.120 vagas distribuídas pelas demais escolas da Região Metropolitana em Benfica, Jacarepaguá, Laranjeiras, Maracanã, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Tijuca. Pelo interior, há disponibilidades entre as unidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Nova Friburgo, Macaé, Petrópolis, Resende, Três Rios e Volta Redonda.

O edital completo está disponível no site da Escola Firjan SESI. Em São Gonçalo, os cursos oferecidos para a formação técnica são os de Automação Industrial, Planejamento e Controle da Produção, Desenvolvimento de Sistemas e Logística.

Podem se candidatar jovens com idade mínima 14 anos, completos até dezembro de 2023, que estejam em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental em 2023.

A aplicação das provas será no dia 2 de dezembro, com 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. São reservadas 5% das vagas em cada unidade escolar para pessoas com deficiência (PCD), física, visual, auditiva, intelectual ou com transtorno do espectro autista.

O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro de 2024. Os candidatos devem ter renda familiar per capita bruta de, no máximo, 1,5 salário mínimo, e será exigida documentação comprobatória desta condição, conforme estabelecido no edital, em cumprimento ao Regulamento do SESI.

“A Firjan SESI SENAI tem todas as condições de fazer uma entrega de grande valor e impacto para a indústria e para a sociedade, com o Ensino Médio de qualidade aliado aos Cursos Técnicos de excelência. Essa parceria no novo Ensino Médio tem trazido bons resultados. A cada ano os editais têm sido mais procurados pela sociedade. É um reflexo da qualidade do que vem sendo ofertado. Os Cursos Técnicos são ofertados em diversas áreas tecnológicas. Assim, o aluno pode optar pela área que deseja. Importante se inscrever rápido porque as inscrições são limitadas a cinco candidatos por vaga”, aconselha Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI.

Mais informações também podem ser obtidas no edital ou através do telefone 0800 0231 231.

Para se inscrever, é preciso preencher um formulário e anexar os seguintes documentos:

• Carteira de Identidade (frente e verso);

• CPF (dispensável caso conste o número do CPF na Carteira de Identidade);

• Comprovação documental de estar em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental;

• Certificado de Conclusão ou Declaração de Matrícula original no 9º ano do Ensino Fundamental (com no máximo 30 dias de emissão no dia da inscrição) ou, na impossibilidade destes, diante de dificuldades de atendimento nas secretarias escolares, em decorrência do contexto da pandemia da Covid-19, será aceito o último boletim escolar emitido pela instituição em que o candidato está cursando o 9º ano;

• Autodeclaração de baixa renda (modelo no edital – Anexo I). Alguns candidatos são dispensados dessa obrigatoriedade, os detalhes estão no edital;

• Comprovante de dependência de industriário (ou ex-industriário com vínculo até 3 anos antes da data de publicação do edital), conforme definição do item quando for o caso.

O Itinerário de Formação Técnica em cada escola irá oferecer ao menos duas opções, conforme sua vocação regional: Logística, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Mecatrônica, Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Internet das Coisas, Eletromecânica, Mecânica, Sistema de Energias Renováveis, Vestuário, Planejamento e Controle de Produção, Eletroeletrônica, Produção de Áudio e Vídeo, Computação Gráfica, Design Gráfico, Multimídia, Informática, Programação de Jogos Digitais, Manutenção Automotiva, Alimentos, Confeitaria, e Edificações.

Relacionadas