Imagem Principal
Imagem
Inscrições para concurso do Ministério da Gestão vão até quinta-feira (4)
Provas serão realizadas em todas as capitais brasileiras
Inscrições para concurso do Ministério da Gestão vão até quinta-feira (4)
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 01 de julho de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As inscrições para o concurso temporário do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, para profissionais de Tecnologia da Informação, estão abertas até a próxima quinta-feira (4). As aplicações custam R$ 60,00 e podem ser feitas através deste link: https://www.institutoaocp.org.br/concursos/612

As provas serão realizadas em todas as capitais brasileiras. Os novos servidores atuarão prioritariamente no programa Startup GOV.BR, que tem como objetivo apoiar e acelerar projetos de transformação digital do governo federal. 

Atualmente, existem 18 startups em operação. Entre os exemplos estão o FGTS Digital, o Sistema SIGACrim, a implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN) em estados e municípios e a atualização e modernização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Além dessas, outras seis Startups GOV.BR estão em desenvolvimento.

Os aprovados cumprirão jornada semanal de 40h e estarão vinculados à Secretaria de Governo Digital do MGI, em Brasília. A remuneração é de R$ 8.300,00, e os profissionais também receberão auxílio-alimentação. 

O certame, que será organizado pelo Instituto AOCP, foi divulgado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme o estabelecido pela Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993. O prazo de duração dos contratos será de até quatro anos, com chance de prorrogação.

Ao todo são 200 vagas, distribuídas nas seguintes áreas de atuação: Especialista em Análise de Processos de Negócios (30 vagas); Especialista em Ciência de Dados (35 vagas); Especialista em Desenvolvimento de Software (40 vagas); Especialista em Experiência do Usuário (UX) (15 vagas); Especialista em Gestão de Projetos (45 vagas); Especialista em Infraestrutura de Tecnologia da Informação (15 vagas); e Especialista em Segurança da Informação e Proteção de Dados (20 vagas). 

Para serem efetivados, os candidatos terão de comprovar graduação de nível superior em qualquer área e experiência profissional de cinco anos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ciência de Dados, Administração Pública, Comunicação, Administração, Ciência da Informação ou Engenharias, ou título de mestre ou doutor nas mesmas áreas.

Recentemente, o edital foi alterado para que as vagas de UX passassem a incluir as áreas de Design e Ciências Sociais, e as de Ciência de Dados agora aceitam as áreas de Estatística e Ciências Contábeis.

Relacionadas