Imagem Principal
Imagem
Inea recebe 96 câmeras para auxiliar na fiscalização ambiental
As imagens dos equipamentos poderão ser acompanhadas em tempo real
Inea recebe 96 câmeras para auxiliar na fiscalização ambiental
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 02 de abril de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciou o uso de 96 câmeras corporais portáteis e de GPS veicular para as atividades de fiscalização ambiental no estado. Com a ação, o Governo do Estado dá continuidade à implantação do Programa Estadual de Transparência em Ações de Segurança Pública, Defesa Civil, Licenciamento e Fiscalização. 

O valor total de investimento é de R$ 1,2 milhão. De acordo com o órgão, o contrato prevê 142 câmeras. Os equipamentos serão usados pelos agentes da Diretoria de Pós-licença e Fiscalização do Inea, além das oito superintendências regionais do órgão. 

As ações de fiscalização ambiental, a partir desta implantação das câmeras, poderão ser acompanhadas em tempo real pela corregedoria, presidência e diretorias do Inea, com acesso via Web Browser pelo gestor on-line. O serviço também contará com a guarda das imagens: um ano para gravações marcadas como ocorrências e de 60 dias para capturas de imagens de rotina. Já as operações consideradas sensíveis terão a guarda permanente das imagens.

O presidente do Inea, Renato Jordão, lembrou que 72 câmeras serão distribuídas por todo o Estado do Rio e 24 delas vão estar localizadas na capital. “Com transparência, responsabilidade e dedicação, estamos construindo um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, ressaltou. 

Relacionadas