Assinante
Destaque para o documentário “Fernanda Young – Foge-me ao controle”
O destaque deste início de semana é o documentário “Fernanda Young – Foge-me ao controle”, em cartaz no Reserva Cultural.
Engraçada, poética, desbocada, reflexiva. Essas e outras características que tornaram a artista Fernanda Young (1970-2019) conhecida pelo público brasileiro misturam-se no trailer de “Fernanda Young – Foge-me ao Controle”, documentário assinado por Susanna Lira, diretora de mais de 15 longa-metragens, dezenas de filmes e séries e mais de 50 prêmios em festivais nacionais e internacionais.
“Foge-me ao Controle” propõe ao espectador uma viagem poética pelo pensamento da artista, por meio de trechos de programas de TV que apresentou, depoimentos que deu e imagens de sua vida pessoal.
O longa traz ainda cenas de filmes e séries roteirizados por ela – como “Os Normais” e “Shippados” – muitas vezes em parceria com o marido, Alexandre Machado.
Apesar de ter feito sucesso popular principalmente pelos roteiros e aparições na televisão, Fernanda Young sempre se identificou como escritora.
Trechos de alguns de seus 15 livros publicados de poesia e prosa ganham vida no filme, lidos pela atriz Maria Ribeiro.
Animações criadas a partir de desenhos feitos pela própria Fernanda completam o mosaico do documentário.
Direção - Susanna Lira
Elenco - Fernanda Young, Maria Ribeiro, Fernanda Torres
A viúva Clicquot – a mulher que formou um império
Protagonizado por Haley Bennett e dirigido por Thomas Napper, o A Viúva Clicquot apresenta a história de Barbe-Nicole Ponsardin – uma viúva de 27 anos que depois da morte prematura do marido – desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos.
Sem apoio, ela passa a conduzir a empresa e a tomar decisões políticas e financeiras desafiando todos os críticos da época ao mesmo tempo em que revolucionava a indústria de Champagne ao se tornar uma das primeiras empresárias do ramo no mundo.
Hoje, a marca Veuve Clicquot é uma das mais reconhecidas e premiadas do setor e sua ousadia já a sustenta por 250 anos de história.
Direção - Thomas Napper
Elenco - Haley Bennett, Ben Miles, Leo Suter
Harold e o lápis Mágico
O aventureiro Harold consegue fazer dar vida à qualquer coisa simplesmente desenhando em seu livro.
Depois que ele cresce e se desenha fora das páginas do livro e dentro do mundo real, Harold descobre que ele tem muito o que aprender sobre a vida real – e que seu confiável lápis roxo pode criar mais diversão do que ele jamais achou possível.
Quando o poder da imaginação ilimitada cai nas mãos erradas, vai precisar da criatividade de todos os amigos do Harold para salvar o mundo real e o seu próprio. Harold e o Lápis Mágico é a primeira adaptação da amada série de livros que cativou gerações por décadas.
Direção - Carlos Saldanha
Elenco - Zachary Levi, Zooey Deschanel, Tanya Reynolds, Jemaine Clement.
Longlegs - Vínculo Mortal
O vencedor do Oscar Nicolas Cage interpreta o personagem-título, um serial killer que é perseguido por uma agente do FBI, Lee Harker (Monroe).
Quando age, o assassino costuma deixar pistas na cena do crime que a agente é a única capaz de decifrar. Porém, na medida em que a investigação avança, ela descobre uma ligação ainda mais assustadora com esse homem.
Direção – Oz Perkins
Elenco - Nicolas Cage, Maika Monroe, Alicia Witt, Kiernan Shipka
Princesa Adormecida
Rosa é uma típica adolescente que sonha com liberdade e independência enquanto seus três tios, que a criaram como uma filha, a superprotegem a todo custo e não a deixam fazer nada.
Aos 15 anos, ela descobre que o mundo que achava real nada mais era que um sonho.
Rosa é mais que uma simples jovem que vai à escola e se diverte com sua melhor amiga e troca mensagens com o seu crush.
Um mistério do passado volta à tona e uma vilã vingativa coloca sua vida em perigo. Princesa Adormecida é a segunda adaptação para os cinemas da coleção de livros “Princesas Modernas”, de Paula Pimenta, após o sucesso de Cinderela Pop.
Direção - Cláudio Boeckel
Elenco - Pietra Quintela, Lívia Silva, Maisa Silva, Patrícia França