Assinante
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF/Ebserh) realizou, na tarde da última quinta-feira (19), evento alusivo à campanha do Outubro Rosa, mês voltado à prevenção do câncer de mama e ao cuidado com a saúde da mulher. A confraternização, voltada especialmente às pacientes em tratamento no Serviço de Mastologia do Hospital, contou com distribuição de brindes e serviços de beleza e autocuidado, oferecidos por voluntários.
“É um momento de alegria para as pacientes, o reencontro, um mimo que damos a elas. É um acolhimento”, destaca a enfermeira Ana Bruno, do Serviço de Mastologia. Ela conta que, a cada ano, mais profissionais se juntam à equipe para proporcionar um momento às mulheres que realizam tratamento no hospital. Além da equipe do Serviço, a Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro (ACHUAP) também colaborou com a distribuição de brindes.
Durante o evento, as pacientes receberam serviços de cabelo, maquiagem e unhas, oferecidos por equipes de voluntários de salões de beleza de Niterói. Débora Mezena, que, desde 2018, recebe atendimento no Huap e sempre participa das ações alusivas ao Outubro Rosa na instituição. “É mais um ano para encontrar essa galera de muita coragem que jamais fugiu a luta, e que bravamente, abre as picadas dessas matas turbulentas para todas aquelas que virão”, afirma.
A médica do Serviço de Mastologia do HUAP, Júlia Dias, explica que essa é uma forma de trazer um pouco de alegria e celebrar as histórias de cada uma das pacientes. “O hospital, muitas vezes, fica relacionado a um momento difícil. Hoje é o dia de mostrar um pouco desse carinho que temos, pois o serviço existe para elas”, destaca.
Importância do diagnóstico precoce
A mastologista Júlia Dias explica que o diagnóstico precoce auxilia no tratamento do câncer de mama, reduzindo o impacto da doença e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. A mamografia é fundamental para essa prevenção e deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos.
“Para diminuir o risco de câncer de mama, temos algumas medidas que podem diminuir em 30% as chances da doença, que são: atividade física regular, pelo menos 150 minutos por semana, evitar a ingestão de álcool, manter um peso adequado, principalmente após a menopausa, e manter uma alimentação saudável, evitando alimentos ultraprocessados”, orienta a médica.
✅ Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no WhatsApp.