Assinante
Entrar
Cadastre-se
Com baixo estoque de sangue, o Hemonúcleo de São Gonçalo faz um apelo para que toda a população doe sangue, especialmente nesta semana em que se inicia o Carnaval.
Com o período festivo, o número de doadores na unidade tende a cair, por isso, a Secretaria de Saúde faz um apelo para que a população apoie a campanha “Carnaval sangue bom”. A unidade costuma atender a todos os hospitais municipais da cidade, além de enviar bolsas de sangue também para o Hemorio.
Vale lembrar que além do Hemonucleo de São Gonçalo, outras unidades como o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), em Niterói, e o Instituto Nacional do Câncer (Inca), na capital, também estão realizando campanhas para a doação de sangue.
“No momento atual, o Hemocentro Regional de Niterói (Hemonit) se encontra com os estoques críticos de hemocomponentes sanguíneos e essa persistência se dá em virtude do baixo número de doadores de forma regular, com queda acentuada no período de férias e feriados, além do perfil complexo do nosso hospital que demanda um elevado consumo. Reforço que neste momento é necessário conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue para salvar vidas”, alerta Lana Bitencourt, chefe da unidade de Banco de Sangue do HUAP.
Como doar?
Aqueles que tiverem interesse em participar da campanha devem comparecer ao Hemonúcleo e iniciar o processo de cadastramento respondendo uma série de perguntas em um formulário. Logo em seguida, o doador passa por uma triagem clínica, com entrevista, verificação da pressão arterial e teste de anemia para saber se está apto a realizar a coleta.
Após a doação, o sangue vai para o fracionamento e uma amostra passa por exames laboratoriais obrigatórios para detectar doenças como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV.
Os requisitos necessários para doar são: pesar 50kg ou mais, ter entre 16 e 69 anos de idade (para menores de idade é necessário ter a autorização dos responsáveis), ter um boa noite de sono, uma alimentação saudável, evitando alimentos gordurosos e não ter feito piercing e tatuagem há menos de seis meses. É importante destacar que não é preciso estar em jejum.