Imagem Principal
Imagem
Hamilton volta a vencer após quase mil dias
Última vitória do heptacampeão havia sido em 2021
Hamilton volta a vencer após quase mil dias
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 08 de julho de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação

O domingo em Silverstone foi de alegria, emoção e muita comemoração para os fãs de Fórmula 1. Após 945 dias, o maior vencedor do automobilismo voltou a vencer. O heptacampeão Lewis Hamilton venceu o GP da Inglaterra após ficar quase três anos sem subir no lugar mais alto do pódio.

A última vez que Hamilton tinha vencido uma corrida de Fórmula 1 tinha sido na penúltima prova da temporada de 2021, no então inaugural GP da Arábai Saudita. Na ocasião, o inglês empatou em número de pontos com Max Verstappen e ia levar a disputa do título para a última corrida, mas acabou perdendo para o holandês. Desde então, ele não sabia o que era receber a bandeirada em primeiro.

Nesses quase três anos, Hamilton viu seu companheiro de equipe, George Russell, sair vitorioso em duas ocasiões, mas ainda aguardava a sua vez de voltar ao lugar que se tornou sua segunda casa durante sua carreira, o topo do pódio.

Além de encerrar um jejum de 56 corridas sem vitórias, o resultado na Inglaterra ainda marcou a 104ª vez que Hamilton subiu ao lugar mais alto no pódio na sua carreira, 84ª representado a Mercedes, equipe que lhe rendeu seis títulos mundiais e que o piloto dará adeus ao final da temporada, rumo a Ferrari.

Vitória de recordes

Essa foi a nona vitória de Hamilton em Silverstone, sua corrida caseira, o que torna ele o piloto que mais venceu uma mesma prova. O inglês ultrapassou o recorde do também heptacampeão mundial Michael Schumacher de oito vitórias no GP da França.

Além disso, Hamilton se tornou o primeiro piloto a vencer uma corrida após disputar 300 provas na Fórmula 1.

A primeira vitória de Hamilton veio no dia 10 de junho de 2007, exatos 17 anos e 27 dias antes da vitória mais recente do piloto, neste domingo (7). Esse é o maior intervalo entre a primeira e, até então, última vitória de qualquer piloto na história da Fórmula 1.

Além de ser o único piloto no “Clube das 100 vitórias”, Hamilton chegou ao seu pódio de número 199 na carreira e pode se tornar o primeiro piloto na história da categoria a alcançar a marca de 200 pódios.

Relacionadas