Guias de turismo deverão estar capacitados para atender público com TEA
Guias de turismo deverão estar capacitados para atender público com TEA
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 09 de Novembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

Órgãos e entidades oficiais de turismo do Estado do Rio deverão promover a guias de turismo cursos de capacitação no atendimento às pessoas com transtorno de espectro autista (TEA). A determinação é do Projeto de Lei 260/23, de autoria do deputado Luiz Claudio Ribeiro (PSD), que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ontem, em segunda discussão. O projeto será encaminhado para o governador Cláudio Castro (PL), que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

A norma complementa a Lei 2.448/95, que define que os guias de turismo também tenham cursos de aprimoramento sobre história, ambiência, arquitetura, recursos naturais, locais de atração, eventos culturais, históricos e folclóricos.

“Precisamos tornar o turismo mais acessível e inclusivo. O profissional deve estar preparado para oferecer um cuidado adequado, atendendo às necessidades de cada viajante. Afinal, todos devem experimentar o turismo de forma completa. Ao serem capacitados, eles atuarão também como multiplicadores, rumo a um turismo mais inclusivo e, consequentemente, mais atrativo para os visitantes”, explicou Ribeiro na justificativa do projeto.

Relacionadas