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O Ministério do Trabalho disponibilizará, no primeiro semestre de 2025 a Plataforma Unificada de Atendimento, a UNA, para todas as unidades da federação. O instrumento foi idealizado pelo ministério para facilitar o acesso aos serviços prestados pelas Superintendências, Gerências e Agências Regionais do Trabalho e Emprego.
A UNA será iniciada por meio de projeto-piloto a partir 11 de dezembro, no estado do Rio de Janeiro, onde os cidadãos poderão solicitar os atendimentos por meio da UNA. O objetivo principal é que as solicitações sejam mais rápidas e seguras.
A UNA oferecerá um conjunto de funcionalidades para o gerenciamento de serviços de atendimento presencial ou remoto. Com a plataforma, será possível enviar documentos digitalizados, acompanhar ou remarcar agendamentos.
Os benefícios aos cidadãos vão além da agilidade e segurança na solicitação de serviços: integrar usuário e unidade de atendimento, o que vai desburocratizar etapas; agendar atendimento presencial; e a criação de protocolo e atendimento remotos para solicitações e requerimentos eletrônicos.
Em contrapartida, a pasta contará com maior controle e segurança no atendimento, uma vez que os protocolos serão autenticados na plataforma Gov.br e integrará processos eletrônicos e execução de tarefas.
Estarão disponíveis os seguintes atendimentos para os cidadãos, Unidades do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como outros órgãos vinculados ao MTE: Agendamentos e atendimentos para os seguintes serviços; Solicitação da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS); Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Solicitações sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED); Solicitações sobre o Empregador Web; Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre o Abono Salarial; Agendamento para o serviço Multas e Recursos; Agendamento para o serviço Orientação Trabalhista; Esclarecimento de dúvidas sobre o Registro Profissional; e Agendamento e esclarecimento de dúvidas sobre o Seguro-Desemprego.