Imagem Principal
Imagem
Governo lança guia com dicas de como receber o turista LGBTQIA+
Documento mostra termos e ações que caíram em desuso e não devem ser utilizadas
Governo lança guia com dicas de como receber o turista LGBTQIA+
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 17 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação/Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo lançou, na última terça-feira (16), a cartilha "Bem atender: turistas LGBTQIA+". A medida é uma parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

A população LGBTQIA+ é uma das que mais cresce no turismo mundial, logo, saber a melhor forma de recebê-los, sem diferenciação, é fundamental para o bem-estar e o sentimento de acolhimento e segurança.

A publicação, disponível de forma online e com versão para o acesso por meio de aparelhos móveis, como celular e tablet, começa com um completo esclarecimento sobre discriminação, identidade de gênero, orientação sexual e conceitos importantes, como cisgênero e transgênero, não binário, transexuais, intersexo, homem e mulher trans e travesti. Também disponibiliza a melhor maneira para se referir, principalmente à população trans para que não haja uma ação preconceituosa.

Em casos em que haja reclamações que podem ser configuradas como possível LGBTQIAfobia, preconceito em virtude da identidade de gênero ou orientação sexual, ou todo e qualquer tipo de intolerância e violência direcionada a esse público em razão de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero, a cartilha orienta a utilização da legislação contra a LGBTQIAfobia. O estabelecimento deve deixar claro a postura de respeito à diversidade.

O guia está disponível neste link.

Relacionadas