Assinante
O Ministério da Saúde comunicou, na última segunda-feira (17), que abrirá um edital para a contratação de 2.279 profissionais pelo Programa Mais Médicos. As vagas estarão abertas para adesão dos gestores de 4.771 municípios do país, e o edital está previsto para ser divulgado em 8 de abril.
Com o preenchimento dessas vagas, serão mais de 28 mil profissionais atuando no programa. Eles atuam nas equipes de Saúde da Família que fazem o atendimento e o acompanhamento mais perto da população e, quando necessário, encaminham para uma consulta com profissionais especializados.
Do total de cidades que vão receber médicos a partir do novo edital, com foco nas regiões de maior vulnerabilidade e áreas de difícil acesso, 1.296 municípios de todos os estados terão vagas imediatas e os outros 3.475 poderão manifestar interesse e ter ampliação de profissionais. Para aderir, gestores dos estados e municípios devem se inscrever por meio do sistema e-Gestor até a próxima segunda-feira (24).
A Tribuna entrou em contato com a pasta, para saber se Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito e Maricá estão na lista de cidades com vagas imediatas, mas não teve retorno, até o fechamento desta matéria.
Além da contratação de mais médicos, o ministério anunciou a utilização de uma nova ferramenta, o e-SUS APS. Através do prontuário eletrônico do SUS, o profissional do Mais Médicos sabe se o paciente voltou à unidade para retorno da consulta, se as informações estão completas e se os exames estão em dia.
Atualmente, o programa garante assistência em saúde para mais de 66 milhões de pessoas. São cerca de 26 mil profissionais atuantes, em 4,5 mil cidades.
Atualização às 18h05.
De acordo com o Ministério da Saúde, Niterói (4), Maricá (10) e Itaboraí (6) têm vagas de imediato. Rio Bonito e São Gonçalo precisarão confirmar a participação no edital.