Assinante
O Ministério da Saúde anunciou, na última sexta-feira (21), que começou a distribuir 35 milhões de doses de vacinas contra a gripe, para todos os estados das regiões Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste e Sudeste. A primeira leva tem 5,4 milhões de unidades.
A Tribuna questionou a pasta, para saber se as doses destinadas ao estado do Rio de Janeiro já foram entregues, mas não teve retorno, até o fechamento desta matéria. A previsão para o início da campanha de reforço da vacinação é em 7 de abril, para todo o público-alvo.
A estratégia será mantida ao longo do ano, indo além das campanhas sazonais e se integrando ao Calendário Nacional de Vacinação. Para além dos grupos prioritários que já fazem parte do calendário, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, o público-alvo da estratégia também é formado por: trabalhadores da Saúde; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
De acordo com o ministério, para este ano, foram adquiridas 73, 6 milhões de vacinas. No primeiro semestre, está prevista a distribuição de 67,6 milhões de unidades para as regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. No segundo semestre, serão distribuídas 5,9 milhões de doses para a Região Norte, quando acontece a maior circulação do vírus.