Imagem Principal
Imagem
Governo antecipa entrega de insulina para garantir abastecimento no SUS
Aquisição faz parte dos contratos fechados regularmente para manter a oferta do medicamente sem interrupção
Governo antecipa entrega de insulina para garantir abastecimento no SUS
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 27 de novembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Unidades serão entregues até o fim de dezembro (Foto: Walterson Rosa/MS)

O Ministério da Saúde fechou acordo, na última terça-feira (26), para antecipar entrega de nova remessa de 1,8 milhão de unidades de insulina até o fim dezembro e garantir o abastecimento no SUS. O reforço dos estoques permite a continuidade do tratamento de todos os pacientes atendidos pela rede pública de saúde.

O acordo foi fechado durante reunião da ministra da Saúde, Nísia Trindade, com a gerente geral da Novo Nordisk no Brasil, Isabella Wanderley. Com isso, 93% do volume contratado de canetas de insulina serão entregues até dezembro enquanto a previsão inicial era de 50% este ano. 

A insulina a ser entregue pela Novo Nordisk é produzida em planta localizada em Montes Claros (MG), reconhecida como a maior fábrica de insulinas do Brasil e da América Latina, com cerca de 2.000 funcionários.

De acordo com a pasta, são mantidas aquisições regulares para oferta de insulina no SUS, garantindo o abastecimento ininterrupto desse medicamento. Até outubro deste ano, já foram distribuídas 49,9 milhões de unidades de insulinas NPH e 10,7 milhões de insulinas regular (frascos e canetas) para todo o país, atendendo a demanda de estados e municípios.

Ainda segundo o ministério, atualmente, há uma situação mundial de restrição da oferta de insulina. Todo cidadão ou cidadã que tiver indicação do uso da insulina, e dificuldade de acessar o medicamento nas farmácias privadas, inclusive por meio do programa Farmácia Popular, deve se dirigir até uma Unidade Básica de Saúde.

Relacionadas