Imagem Principal
Imagem
Bandidos usam site falso para roubar dinheiro da inscrição do ENEM
Polícia Federal investiga o caso
Bandidos usam site falso para roubar dinheiro da inscrição do ENEM
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 02 de junho de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Segundo a Agência Brasil, diversos relatos têm desmascarado um golpe na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

Na hora de procurar o site para efetuarem as aplicações, os estudantes se deparam com a página inscricao-2024.com, que aparece em forma de anúncio no Google.

Ao realizarem o pagamento da taxa de R$ 85, por boleto ou pix, eles não recebem qualquer confirmação. Ainda de acordo com a Agência Brasil, o site fraudulento já foi retirado do ar. 

O caso está sendo investigado pela Polícia Federal. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo ENEM, reforçou nas redes sociais que a inscrição para o exame deve ser feita exclusivamente pelo endereço enem.inep.gov.br/participante.

“Após a realização da inscrição, o sistema gerará um boleto do Banco do Brasil para o pagamento da taxa. Esse boleto só é disponibilizado ao inscrito após acesso ao sistema do exame por meio do login único do Gov.br.”, alertou o Inep.

Outra diferença para a página fraudulenta é que as inscrições corretas podem ser pagas por cartão de crédito e débito, não apenas por boleto e pix.

As aplicações para o ENEM estão abertas até 7 de junho (estudantes do Rio Grande do Sul terão o prazo ampliado, por causa da calamidade causada pela chuva). 

A taxa deve ser paga até 12 de junho. As provas serão nos dias 3 e 10 de novembro.

Relacionadas