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A chuva que trouxe estragos em diversos pontos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no último fim de semana, também causou problemas no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão.
Segundo relatos nas redes sociais, os passageiros enfrentaram calor intenso nos terminais, devido ao desligamento dos ares-condicionados.
A TRIBUNA entrou em contato com o Galeão, que confirmou que teve problemas no fornecimento de energia elétrica, durante 40 horas, ao longo do fim de semana.
Porém, a assessoria do aeroporto negou que passageiros tenham passado mal pelo calor.
Ela destacou que os geradores foram acionados imediatamente, garantindo a continuidade da operação de pousos e decolagens, assim como o funcionamento dos balcões de check- in, elevadores, escadas rolantes, esteiras e lojas que estocam material e alimentos perecíveis.
A climatização foi mantida no Píer Sul, área de embarque e desembarque internacional, mas a falta de energia comprometeu a refrigeração nos terminais 1 e 2.
Com o restabelecimento do abastecimento e seguindo orientação da concessionária que fornece a energia, o Galeão está religando os aparelhos de refrigeração de forma faseada.
Se não houver novas interrupções no fornecimento, a previsão é que a climatização seja totalmente restabelecida ao longo do dia.
O que diz a Light?
Procurada pela reportagem, a Light negou que o abastecimento tivesse sido parado por 40 horas.
A empresa alegou que o fornecimento de energia elétrica na Ilha do Governador está funcionando desde às 4h25 desta segunda-feira (15).
Durante a madrugada, a Light realizou um desligamento programado para aumentar a confiabilidade do sistema e minimizar o risco de novas ocorrências de falta de luz na região.
Ainda segundo a concessionária, esta intervenção faz parte do plano emergencial desenhado pelo corpo técnico da companhia, que envolve também ações especiais para proteger os serviços essenciais à população.
A Light está instalando geradores para cargas prioritárias, como hospitais e unidades de saúde e segurança.
Sobre a interrupção no fornecimento de energia à Ilha do Governador, nos últimos dias, a empresa esclareceu que identificou um defeito em uma das duas linhas que abastece a região e, de imediato, iniciou estudos técnicos para diagnóstico e construção de uma solução definitiva, além de colocar em prática um plano emergencial para garantir o fornecimento de energia aos clientes.