Assinante
Entrar
Cadastre-se
O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, informou na noite deste domingo (10) que a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipada. A previsão era divulgar o gabarito no dia 20 de novembro, mas o ministro disse que será divulgado nesta semana.
Segundo o ministro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, informará a nova data. Conforme o cronograma, a entrega final dos resultados está prevista para o dia 13 de janeiro de 2025.
Neste segundo dia de provas, aplicadas em ciências da natureza e matemática, 69,4% dos candidatos compareceram, número inferior aos 73,4% registrados no primeiro dia.
A abstenção foi de 30,6%, menor que em 2023 (32%), mas maior que a do primeiro dia (26,6%). Entre os inscritos, houve um aumento expressivo de alunos concluintes de escolas públicas, passando de 58% para 94% em relação ao ano passado, impulsionado pelo programa de inscrição gratuita.
O segundo dia do Enem registrou 1.037 ocorrências, incluindo emergências médicas e quedas de energia, mas sem incidentes graves que exigissem o cancelamento de provas. Ao todo, 1.900 participantes foram eliminados por descumprirem o edital, como uso de eletrônicos e saída antecipada com o caderno de provas. O primeiro dia teve 4.999 eliminados e 689 ocorrências.
Participantes que perderam a prova por problemas logísticos ou condições médicas poderão solicitar reaplicação entre 11 e 15 de novembro. A reaplicação será nos dias 10 e 11 de dezembro.
Sobre o Enem
O Enem é hoje a principal via de ingresso no ensino superior brasileiro, com resultados que abrem portas em programas como o Sisu, Prouni e Fies. As notas também são aceitas por instituições portuguesas parceiras do Inep, ampliando as oportunidades de educação para estudantes brasileiros interessados em estudar em Portugal.