Assinante
Preso em flagrante no sábado (14), após furtar joias avaliadas em R$ 23 mil – valor somado -, em Copacabana, Zona Sul do Rio, o francês Victor Sebastien Billon, de 20 anos, obteve liberdade provisória, na última segunda-feira (16), em decisão concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
Na audiência de custódia, o juiz Bruno Rodrigues Pinto alegou que a prisão do francês seria “desproporcional”, por conta de três motivos: Victor é réu primário; tem bons antecedentes e se utilizou de violência ou grave ameaça, no momento do crime.
O Ministério Público (MP-RJ) concordou com os argumentos da Justiça e também foi a favor da soltura do rapaz; mas com medidas cautelares, a fim de se evitar novos crimes:
Comparecimento, a cada três meses, ao juízo da 26ª Criminal da Capital;
Proibição de se ausentar do Rio, por prazo maior que 15 dias;
Proibição de contato com as testemunhas e vítimas do processo;
Proibição de se aproximar da loja em que ocorreram os fatos, devendo respeitar distância mínima de 300 metros.
O MP-RJ propôs um Acordo de Não Persecução Penão – em casos de impossibilidade de pagamento de multa ou prestação de serviços por parte de quem comete crimes de menor potencial. Mas o advogado não apareceu para viabilizar a proposta e dar o processo por encerrado.
O assalto
Após o crime, uma das funcionárias da loja acionou agentes da Operação Segurança Presente, de Copacabana. Eles observaram a ação do bandido, que fugiu. A prisão oi feita em flagrante.
Com o Victor, a polícia encontrou uma gargantilha de ouro, uma pulseira de rubi com diamante e uma pulseira de ametista. Ele foi encaminhado à 12ª Delegacia de Polícia, naquele bairro.
A Polícia Militar informou que o rapaz está no Rio há alguns meses e mora em um apartamento no bairro vizinho de Ipanema.
✅ Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no WhatsApp.