Assinante
Entrar
Cadastre-se
A caminhada do Flamengo em busca do tetracampeonato da Libertadores começa nos 2.640 metros de altitude de Bogotá, na Colômbia. Nesta terça-feira (2), o Rubro-Negro visita o Millonarios, às 19h, no estádio El Campín, pela primeira rodada da fase de grupos do torneio continental.
Após a vitória por 3 a 0 contra o Nova Iguaçu que encaminhou o título carioca, o técnico Tite deve repetir a escalação que vem dando certo nos últimos jogos. Os únicos desfalques devem ser os mesmos deste sábado (30): Gerson, que se recupera de cirurgia; Gabigol, que está suspenso por tentativa de fraude no exame antidoping; e Wesley, que se recupera de uma lesão.
Já o adversário do Rubro-Negro poupou grande parte do time neste final de semana visando a estreia na Libertadores. Apenas o goleiro Alvaro Montero e o zagueiro Juan Pablo Vargas dos 11 considerados titulares foram a campo na vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza-COL.
Esse é o sexto ano seguido que o Flamengo começa a caminhada na Libertadores fora de casa. Nas últimas cinco ocasiões, foram quatro vitórias e uma derrota. No ano passado, o Rubro-Negro estreou com derrota contra o Aucas, depois de poupar o time visando a final da Campeonato Estadual.
O Flamengo é um dos quatro times brasileiros que pode se tornar tetracampeão da Libertadores, consequentemente o maior campeão do torneio no país. Além do Rubro-Negro, São Paulo, Grêmio e Palmeiras também tem três títulos.
Quebra de escrita
O técnico Tite tenta quebrar uma escrita negativa rubro-negra que persiste há mais de seis anos. Desde 2017 o Flamengo não termina a Libertadores com o mesmo técnico que começou o torneio. Na ocasião, Zé Ricardo foi o treinador na estreia e também na última partida das fase de grupos, quando a equipe foi eliminada pelo San Lorenzo.
Desde então: Carpegiani começou 2018 e Barbieri terminou; Abel Braga começou 2019 e Jorge Jesus terminou; Jorge Jesus começou 2020, passou por Domènec Torrent e terminou com Rogério Ceni; Rogério Ceni começou 2021 e Renato Gaúcho terminou; Paulo Souza começou 2022 e Dorival Júnior terminou; e, finalmente; Vítor Pereira começou 2023 e Jorge Sampaoli terminou.
O treinador das últimas duas Copas do Mundo tem experiência no torneio, tendo sido campeão em 2012, além de viver um bom momento no Flamengo, invicto no ano e não sofrendo nenhum gol em jogos oficiais com o time principal (o único gol sofrido foi pelo time alternativo enquanto o principal fazia a pré-temporada nos Estados Unidos).