Imagem Principal
Imagem
Flamengo de Tite se recusa a desistir
Mesmo com muitos desfalques, time dá recado para torcida que aceitar resultados ruins não é uma opção
Flamengo de Tite se recusa a desistir
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 24 de junho de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Mais uma rodada do Brasileiro, mais um gol do Flamengo nos momentos finais para mudar uma situação ruim. O passado recente do Rubro-Negro tem sido de muita emoção para os torcedores. O clássico contra o Fluminense foi mais um jogo que o Mais Querido garantiu pontos balançando a rede no “Clutch Time” e se mantendo na liderança mesmo com meio time de desfalques.

“Clutch Time” é um termo muito utilizado nos esportes americanos para se referir aos momentos finais de uma partida. Quando qualquer lance pode ser a diferença entre vencer ou perder. Aqui no Brasil, torcedores popularmente chamam de a “Hora H”, “Hora do Vamo Ver” ou “Bacia das Almas”. Ou seja, são os momentos mais decisivos de uma partida esportiva.

Nas últimas rodadas, o Flamengo tem feito bom uso do “Clutch Time”. Começou com o empate aos 54 do segundo tempo contra o Athletico-PR, zero ponto virou um. Depois, contra o Bahia, o empate por 1 a 1 se arrastou até os 48 minutos da etapa final, até David Luiz desempatar e botar a equipe na liderança. Um ponto virou três.

Neste domingo (23), mais uma vez o Flamengo se fez valer de sua força nos minutos finais. Pode não ter sido nos acréscimos como nas ocasiões anteriores, mas, após dominar o Fluminense pela maior parte do jogo, a torcida tinha ficado apenas no quase com as chances perdidas pelo Rubro-Negro. Porém, aos 40 do segundo tempo, o artilheiro Pedro converteu o pênalti para garantir a vitória rubro-negra. Novamente, um ponto virou três.

Mais que os pontos conquistados (que são extremamente importantes), as partidas servem para mostrar que a equipe não vai desistir perante as adversidades. Outrora apelidado de “modo banana” (termo cunhado pelo jornalista Mauro Cezar Pereira para explicar a apatia de outros times do Flamengo), esse time se recusa a aceitar resultados negativos, mesmo com “desculpas prontas”.

O Flamengo é o time do Brasil que mais perdeu jogadores para a Copa América. Ao todo, são cinco desfalques, incluindo os três jogadores que formam o meio de campo da equipe, sem contar as lesões que o acúmulo de jogos vem causando na equipe. Ainda sim, desde o início do período de ausências, o Rubro-Negro conquistou 10 dos 12 pontos disputados.

Estádio vai sair do papel?

E as boas notícias não param em campo para o torcedor Rubro-Negro. Ou melhor, elas param, mas em um outro campo. Sonho antigo da maior torcida do mundo, o estádio próprio do Flamengo parece que, finalmente, vai sair do papel.

Como adiantado no domingo (23), a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial do Município a desapropriação do terreno do antigo Gasômetro, na Zona Portuária da cidade, local onde o Flamengo pretende construir o seu estádio.

A desapropriação por hasta pública significa que o terreno será leiloado de forma judicial, com valor mínimo estabelecido e uma série de obrigatoriedades de quem vai construir no local. O valor arrecadado no leilão será repassado para a Caixa Econômica, que administra o fundo responsável pelo local, como forma de compensação.

Nesta segunda (25), o GE divulgou fotos do projeto inicial do estádio do Flamengo, que ainda não é definitivo e está sujeito a mudanças.

Foto: Divulgação

Relacionadas