Imagem Principal
Imagem
Flamengo busca empatar finais do NBB contra o Franca
Rubro-Negro perdeu a primeira partida em casa e tem que reagir fora de casa se ainda quiser sonhar com o octa
Flamengo busca empatar finais do NBB contra o Franca
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 06 de junho de 2024FacebookTwitterInstagram
Gabriel Jaú, do Flamengo, e Santiago Scala, do Franca/Marcos Limonti/SFB

A primeira partida das finais do Novo Basquete Brasil (NBB) não foi como a torcida Rubro-Negra esperava. Devido a melhor campanha na primeira fase, o Flamengo começou a disputa em sua casa, no Maracanãzinho, mas foi derrotado pelo Franca por 69 a 56. Agora, o Mais Querido vai até São Paulo para tentar igualar a série. A bola sobe no Pedrocão nesta quinta-feira (6), às 19h.

A derrota no último sábado (1º) deixou o Flamengo em estado de alerta. Como a série é melhor de cinco, a equipe que teve melhor campanha joga, em tese, três vezes em casa, mas isso só os cinco jogos forem necessários. Com a vitória fora de casa, o Franca pode conquistar o título vencendo as duas próximas partidas, que acontecem no Ginásio Pedrocão, em Franca.

Assim, o Flamengo tem que lamber suas feridas rapidamente ou a vantagem de ser primeiro na primeira fase e ter o mando de quadra não vai valer de nada. A segunda partida da série acontece nesta quinta e a terceira no sábado (8), ambas em Franca, e o Rubro-Negro tem que vencer pelo menos uma para trazer a final de novo para o Rio, mas é claro que a torcida quer a vantagem.

Para se manter vivo em busca do octacampeonato da NBB, o Flamengo tem que diminuir o impacto do ala-pivô Lucas Dias, que anotou 16 pontos e sete rebotes na primeira partida e ainda contou com a ajuda de Santiago Scala e David Jackson, ambos com dois dígitos de pontuação.

Do lado rubro-negro, o destaque foi do MVP do título da Copa Super 8, conquistado no início do ano, Gabriel Jaú, que anotou 15 pontos na derrota. O Flamengo pecou muito nos arremessos de três na partida, acertando apenas sete de 28 tentados, com aproveitamento de 25% e nenhum jogador acertando mais de duas bolas triplas.

Flamengo e Franca decidem o título do NBB pela terceira vez. Em 2019, vantagem pro Rubro-Negro. A revanche paulista ocorreu em 2022.

O Flamengo é o maior campeão do NBB, com sete títulos desde que o torneio foi criado, mas o Franca é o atual bicampeão e vai em busca do tri. Além disso, ao contar a Taça Brasil e o Campeonato Nacional de Basquete, o Franca é o maior campeão nacional com 13 títulos contra apenas oito do Flamengo.

Relacionadas