Assinante
As finais do melhor basquete do mundo começam nesta quinta-feira (6). Dallas Mavericks e Boston Celtics vão em busca do título da NBA da temporada 2023-2024. A primeira partida da decisão acontece em Boston pelo fato da equipe verde ter tido melhor campanha na temporada regular. A bola laranja sobe às 21h30.
Os caminhos das duas equipes até as finais foram bem diferentes. No Leste, o Boston Celtics foi apontado como um dos principais favoritos desde o início do ano e confirmou o favoritismo na temporada regular. Melhor campanha de toda a NBA com 64 vitórias em 82 jogos. Nos Playoffs, os “Cs” venceram 12 partidas contra apenas duas derrotas, e ainda varreram o Indiana Pacers na final do leste.
Já o Dallas Mavericks não era tão consenso assim. Após ficar de fora dos Playoffs no ano passado, a equipe decidiu ir para o “All-in” e apostou tudo nessa temporada, trazendo de volta o armador Kyrie Irving com um baita contrato e trocas no meio da temporada para reforçar o time. Os texanos acabaram se classificando em quinto para a pós-temporada e não tiveram mando de quadra em nenhuma fase, mas não foi problema. Dallas venceu 12 jogos a caminho da final e perdeu apenas 5.
Superestrelas buscam confirmação
O duelo vai ser encabeçado pelas superestrelas. Jayson Tatum, de 26 anos, do lado do Celtics, e Luka Dončić, de 25 anos, do lado dos Mavericks, são os principais nomes de suas equipes. Ambos são considerados da “nova geração” da NBA e buscam se confirmar na história da liga com um título.
Tatum já esteve na final em 2022, mas acabou derrotado pelo Golden State Warriors. A melhor campanha de Dončić também foi em 2022, mas os Mavericks pararam nos Warriors na final de conferência.Nesta temporada, Luka Dončić foi finalista e foi eleito para o 1º time All-NBA, assim como Jayson Tatum, que também esteve na “seleção ideal” da liga.
Reencontros
A final também vai marcar reencontros para duas equipes. Do lado verde, Kristaps Porzingis volta a Dallas após passagem discreta pela equipe. O letão foi trocado a peso de ouro para ser o parceiro ideal de Dončić, mas não conseguiu ficar em quadra devido às lesões. Após passagem por Washington, Porzingis se reencontrou em Boston e vai em busca do título.
Já do lado azul, o reencontro é mais conturbado. O armador Kyrie Irving foi contratado como esperança dos Celtics para voltar a conquistar o título da NBA. O jogador havia sido campeão ao lado de LeBron James no Cleveland Cavaliers e parecia ser o cara ideal para liderar os novos Celtics para a terra prometida. A realidade foi mais dura. Muitas lesões e problemas de relacionamento fizeram o atleta sair brigado da equipe para o Brooklyn Nets, de onde foi trocado para Dallas.