Imagem Principal
Imagem
Filmes de terror arrepiantes no CCBB
A mostra ‘O Homem nas Sombras: Val Lewton’ começa nesta sexta (2)
Filmes de terror arrepiantes no CCBB
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 31 de janeiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Reprodução

É Carnaval no Rio de Janeiro, mas o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) também tem programação para quem quer fugir ou dar um tempo na folia. Nesta sexta-feira (2), começa a mostra “O Homem nas Sombras: Val Lewton”, uma retrospectiva dos clássicos do cinema de horror psicológico da RKO Radio Pictures na década de 1940, estúdio responsável por filmes como King Kong (1933) e Cidadão Kane (1941).

Val Lewton, reconhecido como um dos produtores mais influentes na história do cinema de terror, ganhou também destaque por criar um estilo que se concentrava mais na sugestão do que na exibição explícita de violência. Seus filmes, em vez de mostrar monstros e criaturas sobrenaturais, sugerem o terror através de sombras, sons e insinuações, deixando a imaginação do espectador preencher as lacunas, tratando de temas como paranoia, loucura, solidão e morte de maneira sutil e sugestiva.

Notáveis diretores, como Jacques Tourneur, Mark Robson e Robert Wise, assinaram a direção de algumas das principais obras desse ciclo. Filmes como “Sangue de Pantera” (1942), um sucesso de bilheteria que salvou a RKO da falência, “A Morta-Viva” (1942), “O Homem-Leopardo” (1943), “A Sétima Vítima” (1943), “O Navio Fantasma” (1943), “A Maldição do Sangue da Pantera” (1944), “Ilha dos Mortos” (1945) e “O Túmulo Vazio” (1945) são cultuados até hoje como clássicos do cinema e poderão ser vistos por cinéfilos e curiosos na tela grande.

A sessão de abertura da mostra acontecerá nesta sexta (2), às 18h30, com exibição do filme Sangue de Pantera. Antes do filme, Rodrigo Carreiro, professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco, faz uma participação especial, apresentando e comentando a mostra. Rodrigo falará sobre a carreira de Val Lewton e sua importância para o desenvolvimento do gênero do horror no cinema.

Dando continuidade a mostra, no sábado (3), o CCBB exibe o filme “A morta-viva”, o filme sobre Betsey Connell (Frances Dee), uma jovem enfermeira canadense contratada para cuidar de Jessica Holland (Christine Gordon), a mulher de um poderoso fazendeiro das Índias Ocidentais. Ela pensa que a esposa do seu patrão sofre de um tipo de paralisia mental resultante de uma febre tropical, já que ela costuma vagar pela torre da casa sem falar nada. Para tentar ajudar a moça, ela vai recorrer a um costume africano da ilha caribenha: O vodu.

Já no domingo (4), os espectadores vão poder aproveitar “O Homem Leopardo”. A trama conta a história de Kiki Taylor, uma performer de um uma balada na pequena cidade do Novo México que é encorajada pelo gerente a incluir na sua atuação um leopardo como estratégia publicitária, mas o animal foge devido ao barulho e às luzes do clube e passado alguns dias surgem cadáveres mutilados na vila.

A mostra segue até março, com filmes variados sendo exibidos no CCBB em quase todos os finais de semana até o dia 9 do terceiro mês do ano, sempre às 18h30. Os ingressos para as sessões da mostra são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria física ou no site do CCBB [bb.com.br/cultura], a partir das 9h do dia da sessão.

Relacionadas