Imagem Principal
Imagem
Fies inicia a convocação da lista de espera do segundo semestre
Lista dos estudantes convocados pode ser conferida no Portal Único de Acesso
Fies inicia a convocação da lista de espera do segundo semestre
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 17 de setembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Convocações vão até 29 de outubro (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última segunda-feira (16), o resultado da convocação da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para o segundo semestre de 2024. Os estudantes podem verificar se foram pré-selecionados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As convocações ocorrerão entre 16 de setembro e 29 de outubro.

Caso sejam convocados para uma das vagas, os candidatos que estão na lista de espera deverão complementar sua inscrição na página do programa, com as informações necessárias à contratação do financiamento. Para completar esse processo, terão três dias úteis. 

De acordo com o Edital nº 26/2024, que rege a seleção, o estudante identificado como ingressante, que for reprovado por não formação de turma no período inicial do curso, continuará concorrendo em lista de espera. Ele poderá ser pré-selecionado na hipótese de existência de vaga em alguma das outras opções, respeitadas a prioridade indicada no momento da inscrição e a disponibilidade de vaga no curso.

No Rio de Janeiro, um total de 2.047 alunos foram beneficiados pelo Fies em 2023. O programa do Governo Federal concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas de educação.

Trata-se do 4º estado com o maior percentual de mulheres beneficiadas pelo Fies no último ano: 70,49%. Em relação à raça ou cor, a maioria das pessoas beneficiadas (50,37%) pelo Fies no Rio de Janeiro são brancas.

A partir de 2024, com o Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, o MEC visa retomar o papel social do programa, destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda.

Pode se inscrever no Fies quem tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e tiver obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, bem como nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.

Relacionadas